Investir na piscicultura, principalmente na produção e beneficiamento da tilápia, pode ser uma alternativa lucrativa para pequenos produtores e comerciantes locais. Para orientar e incentivar o fortalecimento do setor no município, a Secretaria de Estado de Agricultura desenvolve um trabalho de suporte técnico aos produtores de peixes do município, principalmente aos criadores de tilápia, através de um convênio entre a prefeitura de Rio Bonito e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro a (FIPERJ).
Além de orientação técnica, essa parceria vem favorecendo os pequenos produtores com conhecimento e suporte das atividades, nos processos de legalização e no acesso às linhas de crédito disponíveis para o desenvolvimento das atividades de piscicultura e aquicultura no município.
O Zootecnista extensionista da FIPERJ, Henrique Rhamnusia de Lima, junto com a Médica Veterinária da secretaria de Agricultura, Renata Brandão, vem acompanhando os produtores de tilápia para a qualificação e crescimento da atividade no município de forma a atender a grande demanda de consumo de Peixe existente no mercado.
“Rio Bonito tem todas as condições favoráveis para o desenvolvimento da piscicultura, como quantidade e qualidade de água, clima e temperatura ideais, logística favorecida pela ótima localização geográfica, proximidade aos grandes centros consumidores, produtores interessados e apoio dos poderes públicos municipal e estadual”, explica Renata.
Beneficiamento de Pescado – A prefeitura está revitalizando os viveiros de peixes localizados no Parque de Exposições e criar uma Unidade de Beneficiamento de Pescado, principalmente de tilápia, de forma a assegurar o escoamento da produção, estimular o fornecimento para merenda escolar, promover o acesso às técnicas de cultivo agroecológicas e implantar culturas diferentes na produção rural do município.
“Essa é uma atividade econômica que cresceu bastante no Brasil, e vem e garantindo emprego e renda para muitos produtores rurais do município”, afirma o secretário de Agricultura, Teilor Cerqueira.


