A prefeitura de Rio Bonito realizou mais de 1,2 mil exames, consultas e vacinação contra a gripe e Covid-19, durante o “Sextou com S de Saúde”, mutirão que reuniu profissionais de saúde de diversos programas e especialidades no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Filho, na Mangueirinha, na sexta-feira (5), das 7 às 16 horas. O evento também contou com espaço kids, com brinquedos, carrocinha de algodão doce e pipoca para as crianças, e show com a cantora Anne. O mutirão teve o objetivo de reduzir a demanda reprimida de exames no município, prejudicados pela pandemia da Covid-19 e ofertar exames e consultas aos usuários que estão em filas de espera.
O “Sextou com S de Saúde”, contou com a participação de profissionais dos programas: Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Planejamento Familiar, Doenças Falciformes, Programa da Criança e do Adolescente, Aleitamento Materno, Saúde Bucal, Tuberculose e Hanseníase, Tabagismo e IST (Infecção Sexualmente Transmissível).
“Temos adotado várias medidas e ações na saúde para que possamos atender todos os pacientes que foram afetados pelas suspensões dos exames na pandemia. Estamos programando mutirões de exames e consultas para reduzir e zerar filas na rede municipal”, explica a secretária de Saúde, Cintia Machado.
Foram realizados mais de 1,2 mil exames, como eletrocardiogramas, ultrassonografias, laboratoriais, Doppler Venoso, entre os pacientes previamente contatados por telefone e agendado pela regulação, com horário e data marcada. Os moradores também realizaram consultas ao cardiologista, endocrinologista e otorrinolaringologista. Colocaram a caderneta de vacinação em dia contra a Covid-19 e gripe (Influenza). O mutirão também ofereceu atendimento à diabéticos e hipertensos com aferição de pressão arterial e teste de glicose.
“A crise enfrentada nos anos de pandemia, com a suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais nos períodos de elevada taxa de transmissibilidade da covid-19, contribuíram para ampliar a fila de espera por consultas e exames. A realização de mutirões se faz necessário diante da necessidade de reduzir as filas e melhorar a capacidade de resposta do sistema de saúde”, afirma o prefeito Leandro Peixe.
Texto: Denilson Santos


