Prefeitura entrega mais quatro respiradores ao Hospital Regional Darcy Vargas e equipa dois leitos de UI

Na manhã de hoje, segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde destinou mais quatro respiradores, sendo dois de UTI e dois de transporte, para o Hospital Regional Darcy Vargas. Os equipamentos devem ser usados também para os dois leitos de UI que a Prefeitura acaba de equipar na unidade. Segundo a secretária de Saúde, Ana Célia D’Ávila, o aumento no número de pacientes internados no CTI, 100% de ocupação no dia de hoje, foi o motivo da abertura desses novos leitos. Estavam presentes na entrega o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Balbino, e Carlos José da Costa, também membro do Conselho.

Depois de testados e aprovados pela equipe de fisioterapia respiratória do hospital, o diretor médico da unidade, o anestesista Estêvão Braga, falou um pouco sobre a importância dos equipamentos para o atual momento que o HRDV e a cidade vem passando. “Gostaria de agradecer por nos conceder quatro respiradores. Esses equipamentos vão fazer toda diferença no manejo dos nossos pacientes. No momento, tenho o CTI com lotação de 100%, e preciso de respiradores para atender mais pacientes. Esses respiradores serão super bem-vindos e vão nos ajudar bastante”, disse o médico.

Para a secretária de Saúde “a situação do município hoje é muito difícil. Estamos atravessando um momento onde nossa capacidade instalada está sendo de 100%. Por isso precisamos da colaboração da população porque senão teremos que tomar medidas drásticas restritivas”, revelou Ana Célia.

Texto: Lívia Louzada

Foto: Lívia Louzada