Dia da Beleza marca o último dia do “Outubro Rosa”

Mulheres de todas as idades lotaram as dependências da  Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Basílio nesta quinta-feira (31) para participar do “Dia da Beleza”, evento que marcou o último dia do “Outubro Rosa”. Nesta última semana da campanha, as unidades de saúde do município registraram um aumento na procura de informações e, principalmente, coletas de exames preventivos.  As atividades foram concentradas nas Estratégias de Saúde da Família do Ipê, Rio do Ouro, Basílio e na Clínica da Família Dr. Mário José do Nascimento Lage, na Praça Cruzeiro.

O Dia da Beleza reuniu profissionais de saúde e a comunidade do Basílio e teve o objetivo de melhorar a autoestima das mulheres do bairro.  Corte e escova de cabelo, manicure, sorteio de brindes, como hidratante, shampoo, condicionador, sabonete facial, e aplicação de flúor foram alguns dos serviços oferecidos. Também teve atendimento médico, coleta e marcação de exames preventivos e de mamografia.

A secretária municipal de Saúde,  Dailane Magalhães,  fez um balanço do mês e alertou para os cuidados e prevenção ao longo do ano.

“A gente amplia a campanha em outubro como parte do calendário nacional do Ministério da Saúde. Mas nosso atendimento,  exames e cuidados são oferecidos o mês inteiro. Temos na cidade os exames de mamografia, ultrassonografia e preventivos, mas também a biópsia. Lembrando que o primeiro passo é o auto-exame que deve ser feito mensalmente. Se a mulher tiver dúvidas em como proceder,  a gente explica nas unidades de saúde”, esclareceu a secretária.

“Aproveitei a oportunidade para fazer o exame preventivo e dar um retoque no visual, cuidando das unhas e fazendo uma escova no cabelo. Fiz serviço completo”, comemora a moradora Tânia Lúcia Coelho, 53 anos.

A moradora Valéria de Sá Ferreira, que luta há quase dois anos contra um câncer de mama, também participou do evento. Ela  falou sobre o descaso de algumas pessoas em não levar o trabalho de prevenção contra a doença à sério.

“O câncer de mama é uma doença silenciosa, no estágio inicial não dói e nem apresenta sintomas aparentes. Mas esse descaso em não fazer os exames preventivos só favorece a doença. As vezes as pessoas se preocupam em fazer o cabelo, as unhas, em limpar a casa, mas se esquece de cuidar do corpo”, alerta a moradora.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

21°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura