UPA recebe novos equipamentos que serão usados na Sala Vermelha

A Unidade de Pronto Atendimento de Rio Bonito (UPA), que completou 11 anos em setembro, continua sendo uma das unidades de saúde mais importante da região, atendendo, em média, cerca de 300 pacientes por dia. Nesta semana recebeu novos equipamentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde. São quatro aparelhos de ventilação pulmonar Inspirar VI-C19 e quatro monitores cardíacos para a Sala Vermelha, que tem, entre outras funções, fazer a verificação da pressão arterial em tempo real, monitoração cardíaca, temperatura, saturação e temperatura do corpo. O principal objetivo da unidade de saúde é o atendimento de pronto-socorro e estabilização voltado para a clínica médica e pediatria, além da odontologia de emergência.

A unidade de saúde também vem passando por obras no decorrer deste ano. Recentemente adquiriu um novo gerador e uma nova usina de oxigênio para suprir as necessidades dos pacientes. Também reformou a Sala Amarela, que agora conta com uma nova estrutura para os pacientes, contendo dois leitos pediátricos; um leito de intercorrências para situações emergenciais e mais 07 leitos adulto, além de cadeiras para acompanhantes, caso necessário.

Nesse local são encaminhados os pacientes em observação e com casos de gravidade moderada, já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados especiais. Além disso, a UPA possuiu salas de medicação, isolamento e acolhimento, comissão de óbito, comissão de controle de infecção hospitalar (CCIH), e área administrativa na parte superior, como recurso humano, sistema de informática, protocolo, alojamento, refeitório, copa, entre outros setores.

A UPA também dispõe de clínica médica e pediatria 24h, laboratório para realização de exames, sala de Raios-X, sutura (ponto), medicação e nebulização. Possui leitos de observação para adultos e crianças e uma sala “vermelha”, com quatro leitos e equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até que sejam removidos para algum hospital de referência.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Nilton Carlos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

15°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura