Unidades de Saúde funcionam como porta de entrada para casos de gripe

A prefeitura de Rio Bonito abriu vários pólos de atendimento a pacientes com sintomas de gripe. De acordo com o decreto nº 132/21, assinado pelo prefeito Leandro Peixe, todas as unidades de saúde do município irão funcionar como porta de entrada para atendimento de pacientes com sintomas da gripe. Mas se a pessoa apresentar sintomas graves da doença deve procurar diretamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional Darci Vargas, no Centro. Essa medida foi tomada devido ao aumento de casos de pessoas com sintomas gripais, que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Antes de se dirigir a uma Unidade de Saúde, é importante que as pessoas se orientem para saber qual tipo de atendimento vai procurar. Gripe e resfriado podem ter sintomas parecidos, como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, alteração no olfato e/ou paladar, mas são causadas por vírus diferentes. Alguns desses sintomas também estão presentes nos casos de Covid-19.

Resfriados têm sintomas leves – Os resfriados são causados por mais de 200 vírus diferentes, em especial da família do rinovírus. Iniciam-se lentamente, com os sintomas aparecendo de forma gradativa, e costumam se resolver de modo rápido, necessitando apenas de medicamentos para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. O próprio organismo dá cabo da infecção ao fim de alguns dias, desenvolvendo defesas para combater o vírus.

Nas pessoas mais vulneráveis, evidentemente, podem ocorrer complicações. Bebês, quando infectados pelo vírus sincicial respiratório, por exemplo, têm risco de evoluir para bronquiolite, uma inflamação nos bronquíolos que exige acompanhamento médico bem próximo.

Gripe inspira maior cuidado – Já a gripe provém da ação do vírus influenza, que possui três tipos: o A, com dois subtipos em circulação atualmente, segundo o Ministério da Saúde, sendo um deles o H1N1, o causador da gripe suína, além do B e do C. Começa com uma febre alta, repentina, acompanhada de tosse seca e mal-estar geral.

Embora também possa ser debelada pelo sistema imunológico, devido à agressividade do quadro e ao risco de progressão para a síndrome respiratória aguda grave, não é incomum a prescrição de antivirais para o tratamento dos pacientes gripados, de preferência nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. Nesses casos, precisa haver previamente o diagnóstico de infecção pelo influenza. Para tanto, hoje existem testes rápidos, feitos por métodos de biologia molecular, que conseguem dar essa resposta em poucas horas.

Como prevenir a gripe – Não custa lembrar que a gripe pode ser prevenida por vacina, que precisa ser aplicada uma vez por ano, porque as cepas do vírus em circulação se modificam a cada temporada. Anualmente, no mês de setembro, a Organização Mundial da Saúde recomenda as cepas que devem ser utilizadas na fabricação dos imunizantes para o próximo ano no Hemisfério Sul.

Os resfriados não contam com esse recurso, mas o número de episódios pode ser diminuído com algumas medidas, como lavar as mãos com frequência, alimentar-se bem, manter uma hidratação adequada do corpo, ter um sono reparador e evitar locais fechados no frio, nos quais os agentes infecciosos são transmitidos com mais facilidade, entre outras providências.

Texto: Denilson Santos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

28°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura