
Segundo o MapBiomas, Rio Bonito possui pouco mais de 80% de área verde, sendo 47% de pastagem, 34% de formação florestal e apenas 3% urbanizada. Tendo em vista que a maior parte da cidade é coberta por vegetação, sendo considerada um município verde, uma cidade que desenvolve atividades sustentáveis, com baixa emissão de carbono e alta responsabilidade social e ambiental, a Secretaria de Defesa Civil e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Educação, realizou ações de conscientização ambiental. Esse trabalho tem sido realizado em todas as creches e escolas municipais, para alunos do 1º segmento, ensinando cada aluno sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
O estímulo a ações sustentáveis auxilia na governança local para a ampla gestão municipal do meio ambiente e manejo florestal. Contribui para a intensificação da agropecuária e do reflorestamento local, para o uso sustentável e a conservação das funções ecológicas das florestas e remanescentes, entre outras funções. Pensar em cuidar do meio ambiente é projetar um futuro mais sustentável, por meio de ações constantes e rotineiras.
Segundo a Secretaria de Defesa Civil e Meio Ambiente, brevemente será implementada na grade curricular das Escolas Municipais a Educação Ambiental, um processo de aprendizagem que visa à construção de valores, conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente. Dessa forma, as crianças terão uma consciência sustentável desde cedo, aprenderão os conceitos sobre o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, desenvolverão ações de cooperação e comprometimento com o futuro do planeta, gerando agentes de mudança.
Ações de cooperação sustentáveis – Pequenas ações podem fazer a diferença, como separar resíduos, coletar lixo, economizar energia, reutilizar papel, hortas, trilhas ecológicas, campanhas de reciclagem, palestras educativas, projetos de conscientização, entre outros. Incluir cooperações como essa auxiliará em um futuro mais sustentável.
Texto: Aila Pinheiro