Seminário sobre inclusão reúne profissionais da educação

Com o tema “Incluir para Transformar, Transformar para Incluir”, a secretaria de Educação realizou nessa terça-feira (24) o Seminário de Educação Inclusiva, no prédio anexo da Primeira Igreja Batista de Rio Bonito, no Centro. O seminário foi a culminância da Semana Municipal de Inclusão, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de setembro, com vários projetos pedagógicos ligados a arte, cultura e música, entre outros, envolvendo professores, alunos e familiares em todas as escolas do município. O evento foi proposto para aperfeiçoar as formas de integração dos profissionais das escolas com os alunos que precisam de atendimento especializado, trazendo maior embasamento aos profissionais da educação e garantindo que os alunos com deficiência tenham um melhor acesso ao ensino, colaborando assim com o seu desenvolvimento sócio-emocional e psicológico.

Voltado aos profissionais da educação, professores, estudantes e interessados no tema da educação inclusiva, o Seminário de Educação Inclusiva discutiu o papel das escolas, família, pessoa com deficiência, governo e instituições, nos caminhos futuros da educação inclusiva. A secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, disse que o objetivo do evento é difundir conhecimentos sobre a verdadeira inclusão educacional.

“Parabéns pelos trabalhos e empenho durante a Semana Inclusiva. Sem transformação não tem educação, e essa transformação deve começar por nós mesmos. É um desafio diário que enfrentamos, mas com o trabalho e empenho de todos vocês, Rio Bonito está na vanguarda em relação à inclusão ”, afirmou a secretária durante a abertura do evento.

Trabalho em Equipe – A palestra da Psicopedagoga Institucional e professora municipal de Niterói, Rafaela de Souza Agra, que falou sobre o tema “Incluir para Transformar, Transformar para Incluir”, foi um dos pontos principais do evento, realizado na parte da manhã e à tarde, que mostrou suas vivências na educação e estimulação dos potenciais das crianças e jovens com deficiência.

“Temos que ter em mente, que a escola sozinha não vai conseguir trabalhar tudo que a criança com deficiência precisa. Outras secretarias municipais, como a saúde, por exemplo, tem que estar juntas com a educação nesse processo. Dessa forma todos ganham”, alerta a professora.

O evento, que também contou com a presença da Coordenadora do Departamento de Ensino, Gilsara Terena, da Coordenadora de Programas e Projetos da secretaria de Educação, Marilene Mendes, da Coordenadora do Departamento de Educação Inclusiva, Simone Gomes Ferreira Marcelo Alves, e da professora Marisa Carvalho, entre outros, também teve uma mesa redonda sobre “Desafios e experiências positivas da Educação Inclusiva”, com a participação de profissionais de várias áreas, mediado pela pedagoga e especialista em dificuldade de aprendizagem e Educação Brasileira, Mariza Alves de Carvalho.

Texto: Denilson Santos

fotos: Secom/Galileu

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