Secretaria de Cultura faz homenagem ao poeta B. Lopes

O prefeito José Luiz Mandiocão e a secretária de Cultura e Turismo, Carmen Motta, participaram das comemorações do aniversário de 103 anos da morte do poeta Bernardino da Costa Lopes (B. Lopes) e os 23 anos do Centro Cultural que leva o seu nome, em Boa Esperança. O evento foi nesta quarta-feira (2), e contou com a participação dos alunos do Colégio Municipal Kingston Motta e da artista plástica Nádia Maria de Souza.

A vida e a obra do poeta foi tema dos trabalhos realizados pelos alunos que fizeram uma exposição com os desenhos baseados em poemas do artista. Além disso, recitaram três poemas do homenageado: “Vovó”, “Praia” e “Berço”, durante evento.

“Conhecemos as obras de B. Lopes através de uma indicação da nossa professora. Gostei muito, principalmente os três poemas que apresentamos hoje. Essas poesias foram a inspiração para os desenhos da nossa exposição”, explica a estudante Ana Gabriela, de 10 anos, que, juntamente com a amiga Lorena de Souza, 9 anos, pretendem participar do Festival de Poesias Poeta  Mauricio Hanna Badr,  que acontece na  Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filhos, no centro, no dia 30 de outubro.

O prefeito esteve no local e gostou de acompanhar as apresentações dos alunos da rede municipal de ensino.

“Fico feliz em ver que este espaço é utilizado e muito útil para os nossos estudantes, assim como os moradores de Boa Esperança e região. É um local estratégico e que foi inaugurado na minha primeira gestão, 23 anos atrás”, declarou o prefeito.

A exposição da artista N. Namazzo, que mora em Rio Bonito há mais de dez anos e faz parte do grupo de Artistas Plásticos da cidade, fica aberta ao público até o dia 9 de outubro, no Centro Cultural.

“Esses trabalhos em tela que fizemos para essa exposição foram feitos em cima dos fragmentos extraídos das poesias de B. Lopes. Foi uma forma de homenagear e perpetuar as obras desse grande artista da cidade”, afirma a artista.

Praça B. Lopes – A secretária de Cultura e Turismo, Carmen Motta,  lembrou das obras de urbanização da praça e da construção do Centro Cultural Bernardino Lopes, inaugurados em 1996, durante a administração do prefeito José Luiz Mandiocão.

“O Centro Cultural, a princípio, era para ser um local para informações turística. Mas se tornou uma referência em relação ao incentivo a leitura e as artes plásticas da cidade, abrigando trabalhos de vários artistas”, garante a secretária.

Arte na Praça – Carmen Motta também pretende firmar uma parceria com a artista plástica N. Namazzo, e passar para as crianças a sua experiência e colocar em prática o projeto “Arte na Praça”, que incentiva a leitura, a contação de histórias, a pintura e a poesia em locais públicos.

“A artista se ofereceu para fazer esse trabalho em parceria com a secretaria de Cultura. A primeira escola beneficiada será a Kingston Motta e iremos usar esse espaço da Praça B. Lopes”, disse.

Fotos: Galileu