SAMU de Rio Bonito completa 15 anos

Ajudar a quem precisa com socorro médico, não importando a hora nem o local, tem sido a missão dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que completou 15 anos. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas e ganhou sede própria em 2009, na gestão de José Luiz Mandiocão. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. O SAMU faz parte da Regional Metropolitana II,  que atende, além de Rio Bonito, os municípios de São Gonçalo, Tanguá, Silva Jardim, Itaboraí e Maricá. Nos últimos doze meses foram 7.350 chamados na região.

A equipe do SAMU, formada por médicos, técnicos de enfermagem e socorristas, passam por capacitação periódica.

Quando ouvimos falar em SAMU logo pensamos em acidentes de trânsito, pacientes em estado grave. Mas as tarefas diárias vão muito além dos atendimentos de urgência. Segundo o Coordenador do SAMU de Rio Bonito, Claudionor Júnior, nos últimos dois anos houve um aumento de 130% no número de atendimentos. Novas ambulâncias, novos equipamentos e cursos de qualificação para os profissionais, são alguns dos motivos apontados por ele para justificar a confiança da população no serviço. Uma das vantagens com a implantação desse serviço é o rápido deslocamento das equipes. Como a base do SAMU fica bem próximo à Rodovia BR-101, as equipes tem facilidade para chegar aos bairros mais distantes, sem que as áreas do primeiro distrito (Centro) fiquem descobertas.

Os treinamentos tem como foco, entre outros objetivos, a imobilização adequada das vítimas de acidentes de trânsito.

“O importante é que estamos conseguindo dar a resposta na hora que o morador precisa do serviço. O treinamento contínuo dos profissionais e os cursos de capacitação oferecidos mensalmente a cada membro das equipes vêm fazendo a diferença na hora dos atendimentos”, garante Claudionor.

Reforço no Atendimento – O atendimento de urgência e emergência de Rio Bonito ganhou um reforço importante. A secretaria de Saúde reabriu a Sub-Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Boa Esperança, no 2º Distrito do município. De acordo com secretária Dailane Magalhães, o objetivo é diminuir o tempo de resposta às solicitações por socorro oriundas dessa localidade e do entorno. Cerca de oito mil pessoas são beneficiadas diretamente com esse serviço.

A secretaria de Saúde reabriu a Sub-Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Boa Esperança, no 2º Distrito do município.

“Numa questão de minutos, a gente perde uma vida. Agora as ambulâncias não terão mais que sair daqui do Centro pra atender um chamado no Parque Andrea. Ter essa unidade em Boa Esperança é uma vitória. Tenho certeza que toda comunidade do segundo distrito está muito feliz”, explica a secretária de Saúde, Dailane Magalhães.

Capacitação – Para tornar o atendimento de urgência e emergência de Rio Bonito mais eficiente e rápido, fatores essenciais para a sobrevivência da vítima, os médicos, técnicos de enfermagem e socorristas participam periodicamente de cursos de capacitação para atualizar e aprimorar as técnicas dos profissionais que atuam nas ambulâncias do SAMU no município.

O prefeito José Luiz Mandiocão e o Coordenador do SAMU, Claudionor Junior, durante a entrega dos novos equipamentos que foram adquiridos para as equipes.

“Nesses quinze anos muitas vidas foram salvas por conta da implantação do Samu, pois acidentes não seguem regras e todos nós estamos sujeitos a eles. Por isso, é fundamental continuarmos investindo na capacitação dos profissionais e na qualidade do serviço”, garante o prefeito José Luiz Mandiocão.

Texto:  Denison Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura