A secretaria de Saúde realizou no sábado (8) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mas a campanha de vacinação acontece até o dia 14 de junho. A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público-alvo, que são crianças de 1 a 4 anos. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença.
A campanha será realizada no período de 03 a 14 de junho de 2024, nas unidades de estratégia Saúde da Família e Ambulatório Loyola de 8 às 16:00 horas.
É necessário que o responsável leve a caderneta de vacinação das crianças para a verificação da situação vacinal e também como documento comprobatório de que a criança recebeu as três doses de VIP (Pólio injetável) em menores de 1 ano, para que se proceda, ou não, à administração da dose de VOP (Pólio oral) em crianças de 1 a 4 anos.
A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, em crianças de 1 a 4 anos.