Rio Bonito reúne os médicos da Estratégia Saúde da Família

A Coordenação Médica da Estratégia Saúde da Família (ESF) se reuniu com todos os médicos que fazem parte do programa. O encontro, realizado nessa quarta-feira (7) no Centro Administrativo da prefeitura, abordou assuntos relacionados às necessidades do ESF, das atribuições de cada profissional, do treinamento nas unidades de atenção básica e investimentos municipal e estadual. Além disso, foram debatidas as necessidades de expansão do projeto, tendo como foco o atendimento e o acolhimento da população,  e na erradicação e tratamento de diversas doenças, entre outros. O encontro teve a participação da secretária de Saúde, Dailane Magalhães, e da subsecretária, Ana Célia D`Ávila.

Segundo o Coordenador Médico do programa, Leonardo Jorge Lage, a Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco.

“Esse primeiro encontro foi muito bom, pois conseguimos abordar vários assuntos relacionados ao dia a dia do atendimento médico nos ESFs. A nossa equipe médica está bem comprometida e entusiasmada com o programa. Já estamos programando a realizações de outros eventos como esse”, garante Dr. Leonardo.

ESF – A Estratégia de Saúde da Família é a reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, como médicos e dentistas, entre outros. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

As famílias são cadastradas pelos Agentes de Saúde para receberem acompanhamento médico. Desta forma, o médico cuida individualmente desde as crianças até as pessoas mais idosas da família, orientando e fazendo a prevenção de doenças.

“Houve uma recuperação das ESFs na atual administração, além da inauguração de novas unidades que estão acontecendo no decorrer deste mês. O prefeito está de parabéns, pois está fazendo um grande investimento na saúde básica da população de Rio Bonito”, afirma o médico.

A secretária de saúde, Dailane Magalhães, falou da capacitação.

“Essa integração da equipe médica é fundamental, para traçar as estratégias do trabalho e unificar as ações. A capacitação visa essa proximidade também com a nossa gestão que está empenhada em ampliar a rede de atendimento com a inauguração de novas unidades, que além de novos profissionais estão sendo equipadas com mobiliário totalmente novo, visando a qualidade e a humanização do atendimento”, explicou a secretária.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura