Rio Bonito realiza debates sobre a Saúde Emocional da Mulher

As mulheres têm um importante papel na sociedade e ao longo dos anos vêm desempenhando cada vez mais papeis e funções, e com isso, às vezes deixam de se cuidar e desenvolvem mais quadros de estresse, depressão e ansiedade. Para combater e evitar esses problemas, a secretaria de Saúde está realizando várias atividades alusivas as comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira, 8 de março, com a realização de palestras e dinâmicas de grupos em várias unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), sobre Saúde Emocional e a importância do autocuidado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde emocional é definida como o equilíbrio das funções psíquicas, ou seja, a capacidade de controlar e gerenciar as emoções, resultando em um sentimento de bem estar e ausência de distúrbios emocionais.

Quem compareceu no ESF da Mata nesta terça-feira (12), por exemplo, desfrutou de um café da manhã e participou de uma roda de conversa com a participação da médica Renata Bernardo Soares, da enfermeira Tereza Inácia e dos agentes comunitárias de saúde, que debateram o tema. Já na Clínica da Família, na Praça Cruzeiro, as enfermeiras Cátia Campanário e Ana Paula Bertoloto tiraram dúvidas e deram orientações sobre saúde da Mulher. Ainda teve uma palestra sobre “O valor da mulher”, com a palestrante Ariane Braga.

Já no ESF da Bela Vista, a palestra abordou a Violência física, sexual, moral e psicológica, além da valorização da autoestima e a depressão. No ESF da Praça Cruzeiro, também aconteceu uma palestra com a profissional da área de saúde, Joanamara Magalhães. No dia 15 de março, e a vez do ESF de Nova Cidade debater o tema.

Estresse – O estresse é resultado da relação entre as exigências do ambiente, que abrangem as próprias exigências da pessoa, as pressões do meio e a capacidade, especialmente naquele período, para lidar com essas demandas. E o corpo responde com sintomas a esse estresse, de forma a tentar defender-se daquilo que identifica como uma situação de risco ou perigo. Mudanças, aquisição de dívidas, violência urbana diária, perda da estabilidade econômica, divórcio, morte de pessoas próximas, entre outros, são alguns dos fatores estressores mais comuns.

Depressão – A depressão é uma doença que envolve sintomas no corpo, no humor e nos pensamentos. Afeta a maneira da pessoa se alimentar e dormir, interfere em como se sente em relação a si mesma, como pensa sobre as coisas e como se comporta. Sem tratamento os sintomas podem durar semanas, meses ou anos. Os fatores que contribuem para o desenvolvimento de um quadro de depressão na mulher são: sua vida reprodutiva, ciclos menstruais, gravidez, período pós-parto, infertilidade, menopausa. Geralmente, esses fatos relacionam-se a flutuações de humor, e algumas delas acabam desenvolvendo a depressão.

Ansiedade – Já a ansiedade, é uma sensação experimentada por todos diante de situações de ameaça ou dificuldade. Contudo, se essas sensações ficam muito intensas ou duradouras podem impedir a pessoa de realizar o que quer ou necessita e tornar sua vida muito difícil, causando os transtornos de ansiedade. As manifestações de ansiedade envolvem um amplo conjunto de sintomas físicos e/ou psicológicos, como: sensação de medo intensa; sensação de preocupação durante longos períodos; dificuldade de concentração; sono alterado, com presença de insônia ou agitação; palpitações; sudorese; boca seca; falta de ar; tensão e dores musculares.