Rio Bonito mantém a tradição de Corpus Christi

Os moradores de Rio Bonito acordaram cedo para participar da preparação dos tapetes, confeccionados no Dia de Corpus Christi, uma tradição que acontece há várias décadas, comemorado na quinta-feira, dia 20. Com o apoio da Prefeitura, a Rua Getúlio Vargas (próximo às Casas Bahia) até a esquina da Rua Francisco de Souza, próximo a loja Passo Fácil, no Centro, foram ornamentadas por cerca de 100 tapetes coloridos. Esses tapetes, considerados como verdadeiras obras de arte, são confeccionadas de serragem, borra de café, farinha, casca de ovos, areia, folhas, flores, entre outros materiais. Essa iniciativa é uma expressão de carinho com a Santíssima Eucaristia.

Esses tapetes foram confeccionados por um grupo de fiéis membros das pastorais da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, alunos das escolas municipais e particulares, além de comerciantes locais. Os trabalhos começaram às 8 horas. Várias famílias também aproveitaram a festa de Corpus Christi e doaram alimentos não perecíveis, para as instituições de caridades que são mantidas pela paróquia. Segundo o padre Pedro Pereira, cerca de duas toneladas de alimentos foram arrecadadas.

À noite, milhares de fiéis percorreram as ruas da cidade, partindo da Igreja Auxiliar na Avenida Sete de Maio, em direção a Rua Getúlio Vargas, onde foram confeccionados os tapetes. A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade. A procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

Como Surgiu essa Tradição – O Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo), generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Para os católicos, essa é uma “Festa de Guarda”, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. No dia da festa de Corpus Christi a Igreja celebra a instituição do Sacramento da Eucaristia, sendo este o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura