Rio Bonito lança projeto de Biossegurança nas unidades de saúde

A Prefeitura de Rio Bonito iniciou um projeto para proporcionar biossegurança nas unidades de saúde do município, através da biodescontaminação assistida e monitorada, para que locais de acesso comum e coletivo estejam protegidos contra a incidência de patógenos e germes prejudiciais à saúde humana, evitando doenças como a COVID-19, entre outras. O projeto de sanitização foi apresentado pela secretária de Saúde, Cintia Machado Souza, durante uma reunião com a participação de cerca de 50 profissionais da área de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, incluindo a vigilância sanitária, realizada nesta terça-feira (30), no Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro.

Durante a apresentação do projeto, Ricardo Marques, CEO da empresa SAS BIOTECH, especializada em Biossegurança, que foi contratada pela prefeitura para executar o serviço, fez alguns esclarecimentos dos pontos primordiais sobre o cenário pandêmico, educação e cultura da população ao enfatizar que continuamos em pandemia e todas as medidas de prevenção devem ser seguidas e implementadas.

Ele explicou que a pandemia de Covid-19, que botou países inteiros de quarentena e causou milhões de mortes ao redor do mundo, por culpa do SARS-CoV-2, um parasita invisível que se transmite pelo ar, fez com que muitas empresas e autoridades públicas percebessem a importância da sanitização contra Coronavírus e outros microrganismos. O maior benefício da sanitização é deixar o ambiente “zerado”, ou seja, livre de qualquer agente patógeno que possa estar depositado nas superfícies. Assim, diminui o risco de novos contágios a partir do toque.

“O prefeito Leandro Peixe tem como premissa atuar dentro da filosofia de que todas as medidas preventivas no controle sanitário e de doenças, são mais eficazes e mais econômicas. Essa visão está alinhada aos estudos científicos e técnicos quanto à necessidade de criar barreiras microbiológicos e de segurança nas instalações das unidades de saúde”, disse Ricardo Marques. Ele também explicou que a prefeitura contratou os serviços da empresa SAS BIOTECH, especializada neste tipo de serviço, e também reconhecida como uma das maiores empresas do ramo no país.

Locais Seguros – A empresa estará executando serviços de diagnósticos, mapas de incidência e prevalência para acompanhar riscos de transmissão e contagio nas unidades de saúde, aplicando soluções que permanecerão ativas no combate e eliminação de germes e demais microrganismos e certificando que os locais estão seguros e protegidos. Uma equipe de médicos, enfermeiros, biólogos, químicos e outros profissionais começam a atuar nas unidades de saúde, a partir desta quinta-feira (2), dentro dos prazos de garantia e monitoramento dos serviços.

“A secretaria de Saúde vem trazer inovação para dar qualidade de vida aos moradores de Rio Bonito, mostrando o cuidado que temos com à população”, garante a secretária de Saúde, Cintia Machado.