Rio Bonito inicia vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no próximo sábado, 22

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito iniciará, neste sábado (22), a vacinação contra o Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência permanente, de 8 às 16 horas, no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, com atendimento realizado por ordem de chegada.

É importante destacar que as crianças devem estar saudáveis para receber a vacina e que não podem ter recebido outras vacinas do calendário infantil nos últimos 15 dias, além de não poderem receber nenhuma vacina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) durante 15 dias após a vacinação.

A Secretaria de Saúde reservou uma sala específica, que será destinada apenas para a vacinação contra o Covid-19 das crianças, seguindo a orientação da Nota Técnica do Ministério da Saúde, a fim de não haver erros na aplicação da vacina.

Ao todo, o estado enviou ao município de Rio Bonito 300 doses da vacina pediátrica da Pfizer, aprovada pela ANVISA e distribuída pelo Ministério da Saúde, que atenderá especificamente ao público infantil nesta primeira etapa.

Para receber a dose do imunizante, elas precisam estar acompanhadas de um dos pais ou responsável de maioridade, apresentando documento de identificação. Já para as crianças, os documentos obrigatórios são: caderneta de vacinação; certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF e a apresentação do laudo médico comprovando a condição de comorbidade.

Após receber a vacina, a criança deverá permanecer no local por 20 minutos para observação. Por ser um público delicado, um pediatra estará de prontidão no local para eventuais ocorrências, além de acompanhar o procedimento.

Lista de prioridades com comorbidades, de acordo com o Ministério da Saúde: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca-IC, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular), doença renal crônica, imunossupressão, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática. 

Texto: Silas Madeira

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

14°C
Light Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura