Rio Bonito forma parceria com o Governo do Estado para fortalecer o Busca Ativa Escolar

Representantes de Rio Bonito e do Governo do Estado participaram de uma reunião sobre o Programa Busca Ativa Escolar, organizado pelo Departamento de Ensino da secretaria de Educação, realizado nessa sexta-feira (17) no Centro Administrativo da prefeitura. O Busca Ativa Escolar é plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Segundo a Coordenadora Institucional do Busca Ativa em Rio Bonito, Andréa Guimarães, o encontro serviu para fazer um diálogo com as escolas estaduais e também para formalizar novas parcerias com o projeto. Em junho acontece uma nova reunião com a presença das secretarias municipais de Saúde, Esporte e Lazer, Promoção Social, Turismo e representantes do Conselho Tutelar e das associações de moradores, para se integrarem ao projeto.

“Nós precisamos de parcerias como a que formalizamos com o Governo do Estado para fortalecermos a nossa rede, combatermos a evasão escolar e ampliarmos essa busca pelos alunos. Todos os setores que tem contato com esses estudantes devem fazer parte dessa rede do Busca Ativa”, explica Andréa Guimarães.

Políticas Públicas – Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados tem dados concretos que possibilitam identificar crianças e adolescentes que estejam fora da escola ou em risco de evasão. Desta forma podem acionar os setores envolvidos para que consigam planejar e desenvolver políticas públicas para a inclusão escolar, de forma a atender ao que determina o Plano Nacional de Educação.

O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, da responsável pelo Acompanhamento de Frequência da Baixada Litorânea (RAF/BL), Evelyn Souza, além da ONG Cidade Escola Aprendiz, Gisele Ribeiro Martins, da Coordenadora do Bolsa Família de Rio Bonito, Elenice Pereira e da diretora do Departamento de Ensino, Gilsara Figueiredo. Também participaram as representantes das Escolas Estaduais José Matoso Maia Forte, Professor Dyrceu Rodrigues Costa e Desembargador José Augusto Coelho Rocha Júnior.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura