Saúde promove ações no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A secretaria municipal de Saúde, através do Programa Saúde do Idoso, realiza  uma série palestras e atividades culturais para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta quarta-feira, dia 15 de junho. A celebração, que acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro, das 13 às 17 horas, é alusiva ao Junho Violeta, mês dedicado e conscientização da violência contra os idosos.

O principal objetivo do evento é mostrar para a população a importância de se denunciar ações de violência contra idosos, por meio de atividades e palestras. É importante frisar que a violência pode ser realizada de forma física, sexual, psicológica, econômica, por abandono e negligência.

As palestras irão abordar assuntos relacionados a violência contra o idoso, ministrado pela Promotora do Ministério Público, Rhamile Sodré de Oliveira Teixeira dos Santos, e por representantes do Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) e da Vigilância Epidemiológica.

O Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos aos idosos. A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.