Já estão abertas as inscrições gratuitas para o novo ciclo do Programa ALI Rural 2024, que funciona através de um convênio entre o Sebrae e a Prefeitura de Rio Bonito. É destinado aos micro e pequenos empresários do segmento do agronegócio que buscam inovação e desenvolvimento de novos negócios, serviços ou modelo de negócios para melhoria dos processos produtivos e acesso a novos mercados e aumento de faturamento. As inscrições são presenciais, na Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro, que faz o agendamento para a visita do técnico do ALI à propriedade rural.
O programa tem duração de até oito meses e conta com reuniões ou atividades semanais, identificando pontos de melhoria e aplicando uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, para que os produtores alcancem os melhores resultados. Além disso, busca promover a inovação rural com melhorias nos processos produtivos, redução de custos, controles gerenciais, marketing e vendas, além de fazer um acompanhamento personalizado e gratuito para o produtor rural, dono de pequena agroindústria, ou faz parte da cadeia de valor do agronegócio.
Agentes do Sebrae, especializados em agronegócio, fazem um diagnóstico inicial da atividade. Depois, é feito um trabalho de orientação, em cinco vertentes, consideradas fundamentais para o sucesso do negócio: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas.
Ao longo do período de participação no programa, o produtor rural terá encontros individuais na propriedade e participará de atividades coletivas.
Tudo é supervisionado por especialistas do Sebrae, para que sejam mensurados os resultados dentro das metas estipuladas. Estas iniciativas de inovação são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.
“A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções que vão auxiliar os produtores rurais, no dia-a-dia da gestão. Nosso objetivo é fazer com que as propriedades rurais possam melhorar as vendas, reduzir custos, acessar novos mercados e otimizar a produção”, afirma o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômica, Teilor Cerqueira.
Texto: Denilson Santos