Programa Saúde do Homem completa 10 anos

O prefeito Leandro Peixe e a secretária de Saúde, Cintia Machado, participaram de um evento alusivo aos 10 anos do Programa Saúde do Homem, realizado nesta terça-feira, dia 24, no Centro Administrativo da Prefeitura. O Programa oferece vários exames importantes gratuitamente para a população masculina, como verificação da pressão arterial, controle de peso, coleta de exame de PSA e de hemograma completo, teste rápido de HIV/AIDS, sífilis, e hepatite A, B e C, além de orientações e avaliação de casos suspeitos de câncer de próstata e encaminhamento para tratamento médico para pacientes de 22 a 59 anos, que são o público alvo do Saúde do Homem. O atendimento é feito no Centro do Coração, na Mangueirinha. O evento contou com a presença do Coordenador do Estado da Saúde do Homem, Giovani Guimarães, e dos Coordenadores do Programa de Saúde do Homem de São Gonçalo, Saquarema e Tanguá.

Além dos atendimentos diários, a equipe do programa, formada por médico (urologista), nutricionista e enfermeiro, também fazem atendimentos itinerantes nas empresas, indústrias e comércios da cidade, além de atendimento agendado para homens que trabalham em horário comercial, que passam por uma avaliação e, se necessário, são encaminhados para tratamento.

‘O nosso objetivo é proporcionar uma mudança de paradigma, onde os homens passem a enxergar a saúde de outra forma e percebam a necessidade da prevenção, do cuidado e a possibilidade de desenvolver hábitos saudáveis”, explica o Coordenador do Programa do Homem, Bonifácio Rosa Silvano.

Referência – O Centro do Coração, Unidade de Atenção Especializada em Saúde, é referência nesse trabalho no município e concentra grande parte dos atendimentos e dos serviços ligados à saúde do homem.  A unidade mantém uma parceria com várias empresas da cidade. É possível agendar uma consulta médica no Centro do Coração num horário alternativo (período da noite), evitando prejudicar o andamento das empresas.

“Entendemos que através da parceria do programa com as empresas, tanto privadas como públicas, contribui para a redução do número de internações por complicações mais avançadas no município. O nosso objetivo é proporcionar uma mudança de paradigma, onde os homens passem a enxergar a saúde de outra forma e percebam a necessidade da prevenção, do cuidado e a possibilidade de desenvolver hábitos saudáveis”, afirma o Coordenador do Programa do Homem.

Conquistas – Entre as conquistas nos últimos anos, se destacam a aquisição de um médico exclusivo para o programa; o atendimento aos pacientes para tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis; Início ao programa Pré-natal do homem; avaliação, tratamento  e encaminhamento para casos de suspeita de  câncer de próstata;  cadastros e atendimento nas empresas,  indústrias , comércio que passam a ser  parceiros do Programa e agendamento para atendimento no horário das 17 e 20 horas, todas terças-feiras, para  homens que  trabalham em horário comercial.

Texto – Denilson Santos

Fotos – Natália Santos