Profissionais que atuam na educação inclusiva participam de curso de aprimoramento

A secretaria de Educação realizou mais uma formação continuada para os profissionais de ensino que atuam nas escolas municipais. Nessa segunda-feira (10/6) foi a vez dos professores do Pré I, Sala de recursos e Auxiliares de Educação Especial. O evento, que reuniu cerca de 100 profissionais, foi realizado no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, na parte da manhã e à tarde, abordou o “Atraso de Linguagem”, ministrada pela fonoaudióloga do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de Rio Bonito, Neyde Mansur. O encontro, organizado em parceria entre os Departamentos de Ensino e de Educação Inclusiva,tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais que atuam no setor.

A formação abordou vários temas ligados a “aquisição e desenvolvimento lingüístico na infância”, que são decorrentes do atraso da linguagem.

“Abordamos várias questões ligadas a esse tema, principalmente como se dá e o que caracteriza os atrasos de linguagem”, explica a fonoaudióloga do CAEE, Neyde Mansur.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a formação continuada é considerada fundamental para o exercício da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional dos participantes. O objetivo é formar profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõem e influenciam o contexto escolar.

Também participaram do evento as Coordenadoras de Educação Inclusiva Simone Alves, Aline Alves, Fernanda Crozoe, Renata Siqueira, a Coordenadora de Educação Infantil Gabriela Kleinsorgen e Natália Guimarães, além da Diretora do CAEE, Andréa Vial e da diretora do Departamento de Ensino, Gilsara Figueiredo.