Professores de 1° ao 5° anos participaram de formação sobre métodos de alfabetização

A secretaria de Educação realizou nessa quinta-feira (30), mais uma formação continuada para os professores do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental. O evento contou com uma palestra sobre “Métodos de alfabetização: Teorias e Práticas”, ministrada pela professora Rosana Oliveira, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tutora do CEDERJ, e contou com a participação de cerca de 150 profissionais de ensino, na parte da manhã e à tarde. O encontro, organizado pela Coordenação Articuladora do Departamento de Ensino da Semec, tem o objetivo de aprimorar o trabalho dos profissionais que atuam no setor.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a formação continuada é considerada fundamental para o exercício da prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional dos participantes, em prol de uma maior articulação entre teoria e prática. O objetivo é formar profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõem e influenciam o contexto escolar. O trabalho está sendo orientado pelas coordenadoras articuladoras Sheila Gouveia, Mônica Duarte e Karla Moreno.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, a formação continuada de professores em Rio Bonito é um processo permanente e constante,  com objetivo de assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.

“Mais do que nunca, o educador deve se manter atualizado e bem informado não apenas em relação aos fatos e acontecimentos, mas, principalmente, em relação à evolução das práticas pedagógicas”, afirma a secretária.

Os benefícios – Quando o docente busca se aprimorar, ele abre espaço para novas práticas educacionais e com isso dá um novo significado ao espaço escolar.

“Esses encontros têm o objetivo de aprimorar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação”, afirma a diretora do Departamento de Ensino, Gilsara Figueiredo.

Fotos: Galileu