Outubro Rosa: Unidades de Saúde realizam Dia D de prevenção ao Câncer de Mama

Café da manhã no ESF da Mangueira e realização de exame preventivo. As equipes continuam a busca ativa de mulheres para fazerem o exame preventivo em atraso e promovendo a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de colo uterino e do câncer de mama.

A Prefeitura Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, realiza neste sábado (23) uma programação especial dentro do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama e colo do útero. Durante o Dia D, as equipes das Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Parque Andréia, Boqueirão, Praça Cruzeiro, Bela Vista, Mangueira, Cajueiro, Parque Indiano, Rio do Ouro, Ipê, além da Clínica da família e Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior (exceto para vacinação) estarão fazendo a coleta de exame preventivo, conhecido como papanicolau, para mulheres que trabalham e não tem a oportunidade de fazer o exame durante a semana, além de vacinação contra a Covid-19, das 8 às 12 horas.

O objetivo dessas ações é dar mais opções de acesso a exames e incentivar as mulheres sobre a detecção precoce do câncer de mama, oferecendo diversas ações voltadas à prevenção, saúde e bem-estar das mulheres. Durante o Dia D também acontecerão palestras de orientação sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.

A campanha, que ocorre todos os anos, faz parte de um movimento mundial para promover maior acesso aos serviços de diagnósticos e prevenção à doença, contribuindo assim para a redução da mortalidade. Durante todo o mês de outubro, estão sendo executadas diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, como exames, caminhadas, palestras, coleta e entrega de preventivos, entre outros, em várias unidades de saúde.

Exames – Para ampliar o acesso da população ao atendimento durante a campanha, a secretaria de Saúde ampliou e intensificou a marcação de exames preventivos, como mamografia da mama, fundamental para prever o risco de tumores em sua fase inicial. A marcação do exame preventivo pode ser feito todos os dias no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), e no Ambulatório Municipal de Boa Esperança. É necessário um pedido médico para realizar a mamografia para ser inserida nas vagas disponíveis no Posto Central do Município (SISREG).

Horário Estendido – Além disso, montou um cronograma de atendimento com horário estendido na Clinica da Família e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Boa Esperança, Bela Vista, Praça Cruzeiro, Boqueirão e Parque Indiano. Nesses locais específicos, o horário de atendimento foi estendido das 16 às 20 horas, principalmente para beneficiar as mulheres que trabalham e precisam fazer esses exames.

Confira as Unidades de Saúde que estarão abertas neste sábado (23) para a realização de exames durante o Dia D de Combate ao Câncer de Mama:

• Parque Andréia
• Boqueirão
• Praça Cruzeiro
• Clínica da família
• Bela Vista
• Mangueira
• Cajueiro
• Parque Indiano
• Rio do Ouro
• Ipê
• Loyola (exceto vacinação)