Médicos participam de capacitação sobre o “Diabetes na Atenção Básica”

Os médicos que atuam nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de Rio Bonito participaram de uma capacitação sobre o “Diabetes na Atenção Básica”. O encontro, realizado nesta sexta-feira (6) no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, também abordou assuntos relacionados à necessidade de acolhimento da população dentro do programa, e sobre os encaminhamentos para a rede de especialidades, entre outros temas. Durante o evento também foi apresentada a nova Coordenadora Geral do NASF, Roberta Dermier.

A médica endocrinologista do ESF da Praça Cruzeiro, Raquel Machado de Brito, fez uma palestra sobre o “Diabetes na Atenção Básica”, doença que atinge 12,5 milhões de pessoas no Brasil. Ela ressaltou a importância de fazer uso de alguns cuidados, como o diagnóstico precoce, a mudança no estilo de vida e a disciplina, necessárias para que a doença não se manifeste descontroladamente.

“O diabetes é considerado uma doença invisível, pois os sintomas podem aparecer apenas em estágios mais avançados, como por exemplo, através de complicações, principalmente cardiovasculares. A primeira intervenção é a mudança no estilo de vida com a prática de exercícios e alimentação saudável. O tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo do diabetes”, explica a endocrinologista.

A médica endocrinologista Raquel Machado de Brito, fez uma palestra sobre o “Diabetes na Atenção Básica”.

Ela ressaltou que, como toda doença, o diabetes se não controlado, pode trazer diversas complicações. Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, no do tipo 2 está muito relacionado à obesidade.

“O não controle da doença pode acarretar em complicações cardiovasculares, neuropatia diabética (dores contínuas, formigamento e falta de sensibilidade nos membros inferiores), nefropatia  (exaustão renal e danificação dos néfrons) e retinopatia (edema na retina que pode levar a perda total ou parcial da visão). Outro problema grave que está associado à neuropatia é o pé diabético, onde através de problemas vasculares podem ocorrer lesões ulcerosas nos pés, sendo necessário, em alguns casos, a amputação do membro”, afirma a médica.

Segundo o Coordenador Médico do NASF, Leonardo Jorge Lage, a Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco.

“Esse encontro foi muito bom, pois conseguimos abordar vários assuntos relacionados ao dia a dia do atendimento médico nos ESFs, além de aprender um pouco mais sobre o diabetes.  Esse trabalho é muito importante, pois nos qualifica para melhorar ainda mais o atendimento à população”, garante Dr. Leonardo.

Fotos: Galileu