Hemonúcleo completa 25 anos salvando vidas

O Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva completou 25 anos nessa quarta-feira, dia 4 de abril. O Hemonúcleo de Rio Bonito, como é conhecido, foi Inaugurado na década de 1990, na primeira gestão do prefeito José Luiz Mandiocão. Nesse período foram mais de 42 mil doações de sangue e 84 mil vidas salvas, se tornando referência na região na coleta e distribuição de sangue para unidades de saúde conveniadas ao órgão, que fornece plasma (parte mais líquida e clara do sangue) e concentrado de hemácia (parte mais sólida e escura do sangue) para os municípios de Silva Jardim, Tanguá, Itaboraí e Casimiro de Abreu, além de unidades locais, como o Hospital Regional Darcy Vargas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Clínica de Doenças Renais.

Embora o dia seja de festa, o Banco de Sangue não tem muitos motivos para comemorar. Mesmo com todo o trabalho de conscientização em torno da importância da doação de sangue, atualmente o estoque do município se mantém muito baixo. O Hemonúcleo está recebendo, em média, três pessoas por dia para doar sangue. O ideal para atender a demanda de sangue é entre 12 e 15 doadores por dia. Mas graças aos parceiros, como igrejas, empresas, grupos e doadores voluntários, vários vidas vem sendo salvas por conta das doações.

“Desde que começou a funcionar o Banco de Sangue, há 25 anos, venho doar. As pessoas devem ter consciência que esse ato salva vidas”, afirma Ismário Martins Grugel, um dos doadores mais antigos, que já fez mais de cem doações nesse período.

Essa consciência da importância do ato de doar que fez surgir o Grupo São Francisco Sangue Bom, da paróquia São Francisco de Assis, no bairro Apolo, em Itaboraí, que reúne cerca de 30 voluntários. Mesmo enfrentando dificuldade para fazer o deslocamento para o Banco de Sangue, eles nunca deixem de doar.

“Estamos há três anos contribuindo com o Hemonúcleo, trazendo doadores para Rio Bonito, mesmo com dificuldade de transporte. Hoje o prefeito e a secretária de saúde ficaram cientes dos nossos problemas e ficaram de ajudar o nosso grupo nesse deslocamento”, explica Alessandro de Abreu, que também fez aniversário hoje.

Esse sentimento é compartilhado por Marcio Genuíno, que já fez cerca de trinta e seis doações desde o ano de 1999.

“Eu faço doação de sangue pensando em pessoas como meu filho que tem anemia falciforme, doença que se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, e dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. Por isso precisa de transfusões regulares de sangue”, explica o morador de Tanguá, que também faz aniversário junto com o Hemonúcleo.

Primeira vez – A diretora administrativa do Hemonúcleo, Patrícia de Azevedo Carvalho de Almeida, aproveitou as comemorações de aniversário para atrair novos doadores para o Banco de Sangue, além de um café da manhã, também investiu em informação. A estratégia deu certo.

“Eu sempre quis ser doador e aproveitei essa oportunidade do aniversário e vim fazer a minha parte, pois não temos como saber quando vamos precisar de sangue”, disse José Henrique Paulino dos Santos, de 23 anos, que doou pela primeira vez.

A secretária municipal de Saúde, Dailane Magalhães, agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais e, principalmente, dos parceiros que atuam no Hemonúcleo.

“Temos muita satisfação e orgulho de uma unidade de saúde chegar aos 25 anos salvando vidas. Isso se deve ao comprometimento e responsabilidade de todas as pessoas envolvidas nessa unidade. O prefeito é um grande incentivador desse trabalho”, garante a secretária.

O prefeito José Luiz Mandiocão lembrou que o Hemonúcleo foi uma das principais obras inauguradas na sua primeira gestão em Rio Bonito.

“Antes quando alguém sofria um acidente, era uma correria para encontrar um doador. Muitas vezes as transfusões de sangue eram feitas dentro do centro cirúrgico, diretamente de uma pessoa para outra, sem qualquer tipo de exame para saber a qualidade do sangue, correndo o risco de transmitir vários tipos de doença. Essa obra foi um marco para a região. Hoje agradeço aos 42 mil voluntários que diariamente fortalecem o trabalho do Hemonúcleo de Rio Bonito”, disse o prefeito.

O Hemonúcleo de Rio Bonito está localizado na Rua Martinho de Almeida 222, Mangueirinha, e funciona de segunda a sexta de 8 às 11h30.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Light Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura