Hemonúcleo comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário

O Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva, na Mangueirinha, realiza uma campanha para incentivar a doação de sangue e, consequentemente, aumentar o número de bolsas de sangue que são coletadas diariamente na instituição. Mesmo com todo o trabalho de conscientização em torno da importância da doação de sangue, atualmente o estoque do município se mantém muito baixo.

Para mudar essa realidade, está convocando a população para participar Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. Com a proximidade das  festas de fim de ano, a demanda costuma crescer devido ao aumento do número de acidentes, mas a quantidade de doadores diminui bastante. A maioria do sangue que o Hemonúcleo recebe vem de doações voluntárias ou quando alguns familiares de pacientes internados numa unidade hospitalar precisam de sangue.

O foco da mobilização é buscar sensibilizar e incentivar as pessoas para não deixar a doação para depois. A intenção é manter os estoques de bolsas de sangue, principalmente os concentrados de hemácias, que são essenciais para o tratamento de pacientes com leucemia, além de outros casos de indicação médica. Uma doação pode ajudar quatro pessoas. O Hemonúcleo necessita de 12 a 15 doadores por dia para atender a demanda, que abastece cidades próximas, como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, mas a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, no próprio município.

Doador Voluntário: Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 8 às 11h30min. Pessoas que tiveram Covid-19 de forma leve, podem doar após 30 dias de recuperadas. Já as pessoas que tiveram a forma grave da doença, que necessitaram ficar hospitalizadas só podem doar após de 12 meses da alta hospitalar.

Não é necessário estar em jejum, apenas devem-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Maiores informações podem ser obtidas no Hemonúcleo, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito – RJ. (Anexo ao Loyola) – Telefone: 2734-9705. Cada doação que é feita no Hemonúcleo pode salvar mais de uma vida.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

33°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura