Guarda Municipal de Rio Bonito passará a usar armas não letais

O prefeito José Luiz Alves Antunes entregou na tarde desta terça-feira (26) os novos equipamentos que serão utilizados pela Guarda Municipal de Rio Bonito. Cinco armas Spark e um lançador 40 mm que são armas não letais para serem utilizadas pela corporação, mas apenas pelos profissionais que foram qualificados para o uso. O emprego de tecnologias de armamentos não letais é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e pela Organização das Nações Unidas.

“Estamos dando mais um passo importante no sentido de equipar e qualificar os serviços que são oferecidos pela Guarda Municipal da cidade. Temos buscado apoiar o estado nas ações de segurança pública, os índices são crescentes em toda a região”, declarou o prefeito.

Seis guardas efetivos da corporação fizeram o curso e treinamento para a utilização de armas não letais de dispositivo elétrico incapacitante (Spark), realizado em setembro do ano passado, na  Cidade da Ordem Pública, no Barreto, em Niterói. Outros cinco agentes também já realizaram o curso e estão capacitados para uso do equipamento.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares, explicou que a aquisição desses equipamentos representa um avanço para a corporação no trabalho diário nas ruas.

“Esses equipamentos são utilizados apenas no último estágio de abordagem. Um dos principais benefícios das armas não letais é permitir que o profissional aja com mais segurança, resolvendo seus problemas de maneira eficaz e racional, minimizando o risco de ferimentos, tanto para si quanto para os outros. Por determinação do prefeito reestruturamos a Guarda Municipal dando a ela uma missão muito clara de combate aos pequenos delitos e prevenção à violência”, garante o secretário Márcio Soares.

As armas, conhecidas como Sparks, são dispositivos elétricos incapacitantes que emitem pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. Os guardas que utilizarão o equipamento receberam treinamento específico e serão supervisionados.

Investimento em Segurança – A adequação às normas estabelecidas pela Lei Federal 13022/14 aumentou a competência das guardas municipais e as autoriza a auxiliar na manutenção da ordem pública, inclusive a usar armas (letais e não letais).

Rio Bonito vem se debruçando nessa questão da segurança pública, principalmente no sentido de usar, de forma mais ampla, o efetivo da guarda. Além de aumentar a participação em cursos de qualificação e aperfeiçoamento para atuar nas novas funções, a prefeitura também comprou novos veículos e já está utilizando cães no apoio à corporação.

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

24°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura