Ginásio do Rio do Ouro recebe o projeto Photo Truck

Rio Bonito recebe, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Circuito Photo Truck, realizado em parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto CCR Via Lagos. O primeiro caminhão de fotografia do Brasil ficará estacionado no Ginásio de Esporte do Rio do Ouro, nos próximos dias 25 e 28 de maio, das 7 às 16 horas. Durante o projeto, serão realizadas 17 oficinas de fotografia, atendendo cerca de 30 alunos por turma, totalizando mais de 400 alunos, nos dois dias. O projeto contará com a participação de estudantes do 2° ao 7° ano das escolas municipais Professora Maria Lydia Coutinho, Julio Romero Cordeiro, Serra do Sambê, Oscar Moreira Soares, Raubino Pereira de Mesquita, Angelo Longo, Governador Roberto Silveira e Kingston Motta.

O Photo Truck é um caminhão construído sob medida para atividades educacionais. Com essa unidade móvel, é possível realizar oficinas, exposições e workshops para públicos diversos, com objetivo de promover conscientização, desenvolvimento social e artístico e para despertar nas pessoas um novo olhar sobre o mundo. O Photo Truck é equipado com impressoras de alta qualidade, internet, câmeras fotográficas e até uma câmara escura, que simula o interior de uma câmera fotográfica gigante.

Como funciona – Uma das principais atividades do PhotoTruck envolve a produção de uma foto com uma mensagem que a contextualiza. As imagens são feitas com um aplicativo de celular desenvolvido exclusivamente para o projeto. Em tempos de cliques imediatos e “selfies”, em redes sociais, o objetivo é mostrar aos alunos a magia da fotografia, ensinado o processo de criação da foto, desde a captura da imagem até a impressão da foto registrada pelo ponto de vista de cada um. Ao final dos dias de oficina, as imagens produzidas viram exposições, impressas no Truck e depois colocadas nas paredes das escolas em formato de lambe-lambe ou em varais.

Reportagem: Denilson Santos