Escolas municipais ensinam alunos a se protegerem contra o coronavírus

Se depender dos alunos da rede municipal de ensino, o novo coronavírus não terá vez em Rio Bonito. Desde a semana passada as crianças estão aprendendo sobre o vírus e como se proteger dele. Na Escola Municipal Rômulo Tude, no bairro Boqueirão, os estudantes foram ensinados a lavar as mãos de forma correta, e estão levando álcool gel e copo de casa, tudo isso para evitar não só o novo vírus, mas também a contaminação e proliferação da influenza (gripe).

Segundo a professora Josely Barros, a ideia de trabalhar em sala de aula sobre o Covid-19 surgiu depois que os alunos começaram a chegar na escola com informações desencontradas sobre a epidemia que assola vários países pelo mundo.

“Eles já sabiam da gravidade do assunto, mas tive que explicar que eles não precisavam correr para comprar máscara. Começamos então a ensiná-los a fazer a higiene correta das mãos, do uso correto do álcool gel para não desperdiçar, e também pedimos que cada aluno trouxesse de casa seu copo para evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal”.

Os alunos levaram o que aprenderam a sério, e estão passando as informações para os pais. O estudante do 4º ano, João Pedro Conceição, de 10 anos, disse que ensinou a mãe, “que não deve apertar a mão de qualquer pessoa, e que ela precisa usar álcool gel toda vez que for para casa e para o trabalho”.

A mesma preocupação tem o aluno Hiago Silva, de 10 anos, que passa o produto na mão toda vez que sai do ônibus, “todo mundo segura naquelas barras de ferro, então sempre uso o álcool gel depois que saio do ônibus”.

Já para a estudante Júlia Nascimento, de 9 anos, o consumo de alimentos crus fora de casa deve ser evitado. “Falei com meus pais que temos que tomar cuidado e evitar”.

A diretora da escola, Benícia Sá, disse que as atividades trabalhadas em sala de aula já estão surtindo efeito, “tenho percebido que além deles se protegerem, também se cobram e nos cobram sobre a higiene das mãos, por exemplo”, citou.

Plano de Contingência – As atividades realizadas na rede municipal de ensino de Rio Bonito vêm de encontro ao plano de contingência, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado, para enfrentar uma possível epidemia de Coronavírus no Estado.

O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.

Texto: Lívia Louzada

Fotos: Galileu

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura