Encontro debateu a questão do surdo e o mercado de trabalho

A Secretaria de Educação de Rio Bonito realizou nessa quarta-feira (29) o II Encontro de Surdos e Ouvintes Usuários de Libras, no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro. O evento, organizado pelo Departamento de Educação Inclusiva, teve como tema “O surdo e o mercado de trabalho: expectativa x realidade”. O público-alvo do evento foram surdos e ouvintes usuários de libras, além de cursistas, familiares e outros interessados em Língua Brasileira de Sinais.

O Encontro de Surdos e Ouvintes Usuários de Libras contou com as palestras  dos professores Marcus Vinicius, Supervisor Educacional surdo de Macaé; Severino Santos e Tarcisio Torres, respectivamente, professores de libras de Itaboraí e Rio Bonito. Nas palestras, eles abordaram vários assuntos, entre eles os direitos e deveres do cidadão surdo dentro do ambiente de trabalho no setor público e privado; os desafios da inclusão do surdo no mercado de trabalho, além do incentivo aos surdos de Rio Bonito e região: vencendo a guerra do dia a dia.

O evento, organizado pelo Departamento de Educação Inclusiva da secretaria de Educação,  tem como objetivo divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a cultura surda, além de possibilitar o compartilhamento de informações e conquistas da comunidade surda.

“Devemos incentivar a comunidade surda a buscar os seus direitos e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito às suas diferenças”, afirma a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes.

Texto e fotos: Denilson Santos