Distribuição de mudas e ações em escola marcam o Dia Mundial da Água em Rio Bonito

O Dia Mundial da Água foi marcado nesta sexta-feira (22) em Rio Bonito, com ações  na Praça Fonseca Portela, das 9 às 16 horas. O público teve a oportunidade de obter informações sobre a importância e os cuidados com os recursos hídricos, e do trabalho que vem sendo realizado no município para a conservação de rios, lagos e mares e para a conscientização da população. A ação, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, também contou com a distribuição de uma cartilha com dicas sobre o uso racional da água. O Dia Mundial da água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992, para ser um dia de debates e conscientização sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

A secretaria de Meio Ambiente também distribuiu mudas de árvores de espécies nativas da região, com objetivo de recompor as matas ciliares, que são fundamentais para a proteção dos rios do município, como pata de vaca, babosa branca e ipê amarelo, além de mudas de árvores frutíferas, como amora e bacuíca.

A secretário de Meio Ambiente, Edna Martha Marinho, afirmou que esses eventos servem de conscientização sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, mas que o importante é que, no decorrer do ano, a população também ajude na recuperação da mata ciliar para que no futuro não venha faltar água para consumo humano.

“O consumo consciente é hoje uma necessidade e pode ser feito por meio de ações simples do dia a dia, como reduzir o tempo do banho, ou fechar a água enquanto se escova os dentes, por exemplo. Essas são algumas dicas que estão na cartilha que estamos distribuindo na cidade”, afirma a secretária de Meio Ambiente.

Conscientização – O uso consciente da água também foi pauta dos alunos e professores da escola municipal Jaudete Cury, no Rio Vermelho, no Dia Mundial da Água. Segundo a direção da escola, mais que mudanças de hábitos é fundamental que as pessoas se conscientizem da importância de se economizar água e passem essa cultura para seus filhos e netos.

Fotos: Galileu