Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

Com o agravo da pandemia do Covid-19, os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais precisaram se dedicar ainda mais para atender a demanda de pacientes em fase de tratamento e recuperação, oferecendo suporte para aos pacientes consolidados e os que estão em fase de melhoria do Coronavírus. O dia 13 de outubro é dedicado para homenagear esses profissionais, reconhecendo a importância que geram para a vida de seus pacientes.

No município existem unidades que atuam na área, sendo elas o Centro Municipal de Reabilitação Maria Taís dos Tavares, a Equoterapia (Parque de Exposições), o Ambulatório Esperanção, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

A coordenadora Geral dos Serviços de Reabilitação, Beatris Jacklen, destacou a importância dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais e que se orgulha dos profissionais que se esforçam cada vez mais para recuperação de pacientes.

“A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional é de fundamental importância para devolver o movimento e a funcionalidade de cada paciente. Quero parabenizar todos os profissionais que atuam com muito amor e dedicação na área,” disse Jacklen.

Diferença entre as ocupações – O fisioterapeuta é instruído para prevenir e reabilitar de forma física e funcional das pessoas, utilizando técnicas como: exercícios, tratando de doenças e lesões para restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do paciente, podendo atender pessoas que tenham sofrido acidentes, tenham problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, gestantes, idosos, crianças e pessoas com algum tipo de deficiência.

Já o terapeuta ocupacional é capacitado para lidar com a recuperação física ou psicológica do paciente, realizando tratamentos através de atividades humanas de lazer e trabalho, reabilitando pessoas com dificuldades de inserção ao convívio social, sendo problemas físicos, mentais ou emocionais. O desenvolvimento do paciente e adaptação ao tratamento é acompanhado pelo profissional.

Texto: Silas Madeira