Dentistas são homenageados no Dia Nacional da Saúde Bucal

A prefeitura de Rio Bonito homenageou os dentistas que atuam nas unidades de saúde do município, em evento alusivo ao Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Cirurgião Dentista, comemorados nesta sextaa-feira, dia 25 de outubro. A homenagem, realizada no Centro Odontológico (CORB), na Mangueirinha, contou com a presença de vários profissionais de saúde.

A secretária de Saúde explicou que, com a inauguração dos novos postos de saúde que foram construídos nos bairros Ipê, Viçosa, Parque Indiano, Cajueiro e Boa Esperança, a prefeitura de Rio Bonito ampliou a cobertura do atendimento médico e odontológico das Unidades de Estratégica de Saúde da Família (ESF) do município. A ampliação desse serviço beneficiou, principalmente, os moradores de bairros mais distantes, que podem fazer tratamento dentário num posto próximo a sua residência.

O município conta com equipes de saúde bucal, que atendem diariamente a população em diversos bairros, como Green Valley, Manguerinha, Loteamento Schuller, Boa Esperança, Parque Andréa, Serra do Sambê, Ipê, BNH, Boqueirão, Nova Cidade, Bela Vista, Cidade Nova, Bosque Clube, Jacuba, Lavras, Rio Vermelho, Viçosa, Sambê, Colina da Primavera, Rio Seco, Mata, Catimbau, Rio do Ouro, Basílio, Parque Indiano e Mangueira.

“Com a inauguração do posto do Ipê, muitos moradores estão fazendo o tratamento dentário perto de casa, não precisando se deslocar para outros bairros para receber atendimento”, afirma a dentista Natália Luz, que também atende no ESF do BNH e faz, em média, mais de 240 atendimentos mensais nas duas unidades de saúde.

Mesmo ampliando os locais de atendimento, a prefeitura mantém um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que realiza vários serviços considerados mais complexos, como tratamento de canal, tratamento da gengiva, cirurgia oral (extração de dente e siso), atendimento a pacientes com necessidades especiais, além de tratamentos a gestantes, hipertensos e diabéticos crônicos.

“Os dentistas atendem todos os dias fazendo limpeza, extração de dentes, palestras sobre saúde bucal, além de visitas nas casas que fica no bairro onde o posto está localizado. O objetivo desse trabalho é levar tratamento odontológico básico para toda população gratuitamente. A parte mais especializada e que envolva cirurgias mais complexas continuam sendo feitas no Centro de Especialidades Odontológicas. Essa estratégica faz parte do Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde, que preconiza esse tipo de atendimento”, explica a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Letícia Nunes.

Primeira consulta, controle de placa, aplicação de flúor, aplicação de verniz, selante, raspagem, restauração em dente permanente e de leite, capeamento pulpar, pulpotomia, cirurgias de média e baixa complexidade, radiografias, além de atendimentos de emergências, acesso a medicação, curativo de demora, atendimento a gestante, diagnóstico de alterações em mucosa, ação de escovação, flúor, bochecho e exame clínico supervisionados e visitas domiciliares, são alguns serviços que estão à disposição dos moradores nas Estratégias de Saúde da Família.