Começa o “Novembro Azul” mês de prevenção do câncer de próstata

A prefeitura de Rio Bonito iniciou a campanha “Novembro Azul” nesta segunda-feira (4) com um evento na secretaria de Obras e Serviços Públicos, que contou com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão, e da secretária de Saúde, Dailane Magalhães. Se no Outubro Rosa o foco foi a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul é dedicado ao câncer de próstata, segunda causa de morte de homens em todo  Brasil. Durante todo o mês de novembro, algumas unidades de saúde, como o ESF de Boa Esperança, o ESF da Bela Vista, a Clínica da Família (Praça Cruzeiro) e o Centro do Coração (Mangueirinha) irão funcionar, pelo menos uma vez por semana, com o horário estendido, das 8 às 22 horas, para atender os homens que possuam alguma dificuldades de procurar atendimento médico para fazer um “check up”, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e coleta de exames de PSA, entre outros.

Os servidores fizeram aferição da pressão arterial e depois foram encaminhados para fazer o exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.

A secretária de Saúde, Dailane Magalhães, disse que um dos principais fatores de incidência da doença, além da falta de informação, ainda é o preconceito em torno do exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre os próprios servidores, que acaba não fazendo o exame.

“Estou fazendo o exame de PSA  pela primeira vez. Sempre achei que não era importante. Mas assistir a palestra e vi que estava errado”, garante o servidor Evandir Machado da Cunha, 53, morador da Prainha.

O o servidor Evandir Machado da Cunha fez o exame de PSA pela primeira vez.

Esse ano a secretaria de Saúde montou estratégia diferente dos outros anos da campanha. Os profissionais de saúde estão percorrendo as empresas da cidade, fazendo uma busca ativa dos funcionários com idade a partir dos 40 anos, com a oferta de coleta de exames no próprio local de trabalho, para não causar nenhuma mudança à rotina da empresa.

“Começamos esse trabalho pela secretaria de Obras. Fizemos uma triagem e, dos 170 servidores municipais com idade acima de 40 anos, cento e vinte um fizeram o exame. Também fizemos uma parceria com um laboratório de análises clínicas para aumentar a oferta de exames. Além disso, estendemos o horário de funcionamento de algumas unidades de saúde para que ninguém fique sem atendimento”, afirma a secretária de Saúde, Dailane Magalhães.

Os profissionais de saúde estão percorrendo as empresas da cidade, fazendo uma Busca Ativa dos homens com idades acima dos 40 anos.

Quarta Azul – Centro do Coração, na Mangueirinha, vai realizar vários eventos alusivos ao “Novembro Azul”. O primeiro acontece nesta quarta-feira (6) com uma palestra ministrada pelo Dr. Gwyer Borges Junior, urologista do Programa Saúde do Homem, a partir das 9 horas. Serão abordados assuntos ligados as causas, sintomas e formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da hiperplasia prostática (tumor benigno da próstata) e do câncer de próstata. Na oportunidade também haverá coleta de exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.

Fotos: Galileu