O Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva (Banco de Sangue), que funciona em prédio anexo ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Júnior, na Mangueirinha, completa 28 anos de funcionamento no dia 04 de abril. Com estoque baixo, o Hemonúcleo está constantemente em campanha para receber novos doadores e precisa que a população compareça para doar sangue. Em média, são necessárias 12 doações diárias para manter o estoque cheio e atender a demanda. O local é referência no fornecendo de sangue para vários municípios como Itaboraí, Tanguá e Silva Jardim, no entanto a maioria do sangue coletado segue para atender a demanda do Hospital Regional Darcy Vargas, no próprio município.
Boa parte do sangue que o Hemonúcleo recebe vem de doações de familiares de pacientes internados numa unidade hospitalar, que precisam de sangue por motivos de doença ou cirurgia. As doações voluntárias ainda são em número bem pequeno. Para ser um doador, é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter nenhuma doença crônica ou autoimune. É necessário estar alimentado, porém, deve-se evitar consumir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. É importante que se tenha dormido bem à noite e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
Pessoas com sintomas gripais devem aguardar 15 dias para doar. Quem teve contato com pessoas suspeitas ou casos confirmados de Covid-19, devem aguardar 15 dias para doar. Os doadores que tiveram Covid-19, de forma leve, podem doar depois de 30 dias de recuperado. Além disso, quem teve Covid-19, com complicações mais graves, só podem doar depois de 12 meses.
O Hemonúcleo de Rio Bonito está localizado na Rua Martinho de Almeida 222, Mangueirinha, e funciona de segunda a sexta de 8 às 11h30, para cadastro de doação. Quaisquer dúvidas ou informações, ligar para 2734-9705.
Texto: Denilson Santos