Clínica da Família e ESF do Basílio fazem homenagens às mães

A secretaria de Saúde finalizou nesta terça-feira (14) as homenagens alusivas ao Dia das Mães, comemorado no domingo (12). Quem compareceu na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Basílio e na Clínica da Família, na Praça Cruzeiro, pode desfrutar de um café da manhã e participar de palestras e de sorteios de brindes.

No ESF do Basílio, a psicóloga Beatriz Dias e Ana Claudia Furtado, responsável pelo setor de Amamentação da secretaria de Saúde, fizeram um bate-papo com as gestantes sobre os cuidados com a amamentação, além da posição do bebê ao ceio e alimentação. Todas as participantes das homenagens, realizada na segunda-feira (13), receberam um brinde de lembrança.

“Fizemos um bate papo muito interessante com as gestantes, onde abordamos os mitos e verdades sobre amamentação e os aspectos psicológicos das gestantes”, afirmou Ana Claudia.

Já a Clínica da Família recebeu um grande público feminino, que participou do café da manhã e do sorteio de brindes. O encontro contou com a presença da Coordenadora do Programa ESF/NASF, Jamile Alves, das enfermeiras Cátia da Silva e Daniele Oliveira, além do médico mastologista Luiz Augusto Santana, que realizaram um bate papo sobre os riscos do Câncer de Mama e do Colo de Útero, que a cada ano acometem mais mulheres no Brasil e em todo o mundo.

Prevenção – Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A prefeitura de Rio Bonito mantém programas de saúde que fazem a prevenção dessas doenças, como Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, preventivo e do Leite, além do Programa de Planejamento Familiar, entre outros, que auxiliam as mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada.

“É imprescindível que as mulheres procurem sempre se valorizar, se amar, ter a autoestima elevada e buscar cada dia conquistar o seu espaço. Na palestra procuramos levar informações que façam a mulher refletir sobre os cuidados com a saúde, além da sua importância na sociedade, principalmente aquelas que são mães”, garante Jamila Alves.

Fotos: Galileu