Campanha de Vacinação Antirrábica começa dia 28 de setembro

Começa no dia 28 de setembro a campanha de vacinação animal contra a raiva. Cães e gatos devem ser vacinados para evitar a doença. A vacinação acontece em vários pontos fixos e volantes de vacinação espalhados por diversos bairros do município (veja quadro abaixo). Devem ser vacinados cães e gatos com mais de 3 meses de idade e fêmeas gestantes ou que estejam amamentando. O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.

A raiva é uma doença dos mamíferos (inclusive os homens), portanto classificada como uma zoonose. É causada por vírus, sendo mortal em 100% dos casos, tanto para os homens, quanto para os animais, pois não existe tratamento curativo. No Brasil, embora esta doença esteja aparentemente controlada, a Raiva Humana ainda faz vítimas. A vacina é a única maneira de prevenir a doença. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes.

Dia D – Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão. A vítima deve ser encaminhada para o serviço de saúde e o animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado. Qualquer mudança no seu comportamento deve ser informada às autoridades de saúde, para que sejam tomadas as medidas necessárias. O Dia D de vacinação acontece em 27 de novembro.

Confira os locais da Campanha de Vacinação Antirrábica