Caminhada do Outubro Rosa “Todos Contra o Câncer” foi realizada em Rio Bonito

Uma caminhada de conscientização, intitulada “Todos Contra o Câncer” aconteceu, neste sábado (16), tendo início na Praça do Green Valley, até a Praça Fonseca Portela (Centro).

Diversas pessoas se reuniram para propagar a campanha Outubro Rosa, dentre elas, o Prefeito Leandro Peixe, a Secretária de Saúde Mirilza Alves, junto a sua equipe, outros secretários e moradores de todo o município.

“Estamos reunidos com um só objetivo de mostrar que é necessário fazer esse preventivo. É melhor se prevenir do que remediar”, destacou o prefeito Peixe durante a parada do grupo no Centro de Rio Bonito.

Durante a concentração na Praça do Green Valley, uma equipe da Saúde esteve no local para realizar testagem rápida do Covid-19, se estendendo de 8 às 12 horas.

“Eu estava da janela acompanhando e achei lindo. Fiquei acenando para todos que passavam e mandando beijo”, disse Dnª Luzia, moradora do Centro, que se emocionou com a mobilização. A idosa ainda comentou que se tivesse condições participaria sempre de ações como essa.

A proposta inicial era que a caminhada terminasse na Praça Fonseca Portela, mas a unanimidade foi de prosseguir até o Mercado Municipal, onde se despediram e receberam orientações sobre as próximas programações da campanha.

Outras programações acontecem ainda este mês, como o “Mais 4 horas por você”, que está com atendimento estendido na Clínica da Família e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Boa Esperança, Bela Vista, Praça Cruzeiro, Boqueirão e Parque Indiano, de 16 às 20 horas, para mulheres que não conseguem se consultar em horário comercial.

Dia D – No dia 23 de outubro acontecerá o Dia ‘D’ combate ao câncer de mama, com a realização de exames preventivos no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, das 8 às 12 horas e palestras com orientação sobre prevenção do câncer de mama e no colo do útero.

Palestra “Violência contra a Mulher” – Acontecerá no dia 30, ministrada pela Juíza Yedda Christina Ching San e será realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Bonito.

Texto: Silas Madeira
Fotos: Nilton Carlos