A secretaria municipal de Saúde entregou os kits para auxiliar os atendimentos domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias que participaram do Programa Saúde com Agente – iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Ao todo, foram entregues 80 kits durante uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (15), no Auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro. O evento contou com a presença do prefeito Leandro Peixe e da secretária de Saúde, Cintia Machado.
O programa oferece Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). Foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Valorização Profissional – A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
No total, foram entregues mais de 80 kits compostos por bloco de papel, pasta, régua, estojo com caneta azul e vermelha, lápis e marcador de texto, estetoscópio, aparelho medidor de glicose (HGT), fita medidor de glicose (HGT), aparelho de pressão e prancheta.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Aila Pinheiro