Ação de testagem rápida contra o Covid-19 foi realizada em Rio Bonito

A Prefeitura Municipal de Rio Bonito, através da Secretaria Municipal de Saúde, junto à Vigilância Epidemiológica, realizou uma ação de testagem rápida contra o Covid-19 para levantamento de dados de pesquisa sobre a equivalência de anticorpos da população após a vacinação. A atividade seguiu todas as recomendações do Ministério da Saúde para que os atendimentos acorram de forma mais eficaz.

A testagem aconteceu neste último sábado (07), de 8h às 12h, na Praça Fonseca Portela, no Centro de Rio Bonito, realizou aproximadamente 500 testes gratuitamente para os riobonitenses. O objetivo é que este feito seja realizado em outras localidades e acompanhar os casos da doença e ampliar o número de testes no município.

A prática foi promovida para identificar os anticorpos para o coronavírus, destinadas para pessoas assintomáticas, além de conscientizar a população quanto a necessidade da participação de todos na campanha de vacinação, tirar dúvidas e receber orientações sobre os devidos cuidados para diminuir os riscos de contágio.

A secretária Daiana Albino exemplificou a proposta explicando que aqueles que já foram vacinados ou já tiveram Covid-19 estão com a taxa de anticorpos e imunidade alta, já os que não tomaram o índice está baixo, o que faz com que o risco para saúde seja ainda maior.

Assintomáticos: Todos aqueles que contraem uma doença, como o Covid-19, e não apresentam sintomas (dor, febre, náuseas etc.) e outros efeitos colaterais. O paciente assintomático é aquele cuja doença que possui não manifesta sintomas, sendo, portanto, difícil de ser identificada e tratada.

Texto: Silas Madeira