Rio Bonito iniciou nessa segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra a Influenza A e B no município, que vai de 25 de março a 31 de maio. A campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da gripe (influenza). A meta é vacinar 90% da população, principalmente as pessoas que fazem parte dos grupos suscetíveis à doença.
A vacinação começou no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro, e nas Unidades de Estratégia Saúde da Família do Parque Andrea, Boqueirão e Rio do Ouro, e na Clínica da Família, na Praça Cruzeiro, das 8 às 16 horas. Devem apresentar o Cartão de Vacinação, CPF, Cartão do SUS e comprovante de Comorbidades. O Dia “D” de divulgação e mobilização nacional acontece no dia 13 de abril de 2024.
Os grupos prioritários são os idosos com 60 anos e mais e Trabalhadores da Saúde, Crianças de 06 meses a 04 anos; Gestantes; Puérperas; Povos Indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbanos e de Longo Curso; Trabalhadores Portuários; forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População privada de liberdade e adolescente e jovens em medidas socioeducativas, População privada de liberdade, como mostra a tabela em anexo.
A partir do dia 01/04/24 a vacinação contra a gripe acontece nos seguintes locais:
1 – Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco
2- ESF Parque Andrea
3- ESF Boqueirão
4- ESF Rio do Ouro
5- Clinica da Família
6- Nova Cidade
7- Rio Seco
8- Viçosa
9- Serra
10- Sambê
11- Lavras
12- Jacuba
13- Basílio
14- Pq Indiano
15- Cajueiro
16- BNH
A vacina oferecida este ano é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Ela pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a da Covid-19.
A gripe (influenza) – A gripe é uma infecção viral, bastante transmissível, que afeta o sistema respiratório. Pessoas infectadas com o vírus influenza podem ter desde sintomas leves a sintomas graves, que necessitam de internação e podem levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação.
A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro, evitando hospitalizações e mortes. Além da vacinação, outras medidas devem ser adotadas para reduzir a transmissão do vírus, como:
– Lavar as mãos com frequência;
– Utilizar lenço descartável ou o antebraço ao tossir ou espirrar;
– Evitar tocar olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
– Evitar sair de casa em caso de sintomas respiratórios;
– Evitar aglomerações e ambientes fechados;
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Reportagem: Denilson Santos