A Ouvidoria Geral da Prefeitura de Rio Bonito, teve seu trabalho reestruturado a partir de abril de 2022, contando atualmente com um Ouvidor Certificado pela ENAP- Escola Nacional de Administração Pública, com uma equipe em constante capacitação e com legislação municipal alinhada às Leis Federais de Ouvidoria e Transparência.
Nos dois primeiros meses, foi o período em que a população começou a conhecer o trabalho da Ouvidoria, mas com um atendimento rápido, humanizado e entendendo que a Prefeitura estava disposta a ouvir e dialogar com o cidadão, houve um grande crescimento na procura pelo atendimento da Ouvidoria. No ano de 2022 chegamos a um total de 5.233 atendimentos dos quais 4.945 tiveram solução imediata e apenas 288, pela sua complexidade ou necessidade de uma ação específica das Secretarias Municipais, se tornaram uma demanda devidamente protocolada em nosso sistema Fala.BR, onde o cidadão recebe um protocolo para acompanhamento online e em tempo real do que foi solicitado. Das 288 demandas protocoladas em 2022, 234 já foram respondidas e as demais estão em tramitação para uma resposta efetiva ao cidadão.
O reconhecido trabalho de excelência realizado pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Rio Bonito, lhe rendeu, em setembro de 2022, o prêmio Ouvidoria Cidadã e ao Prefeito Leandro Peixe o prêmio Visão Cidadã, concedidos pela ABO- Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, além disso a Ouvidoria é integrante da RENOUV- Rede Nacional de Ouvidorias do Governo Federal com o nosso Ouvidor integrando um dos grupos de trabalho da rede no âmbito nacional.
Baixe o relatório completo no link: https://drive.google.com/file/d/1wMAsv_UQmjChbLgiaoXVjYuq6G4wOzTj/view