Colégio Astério Alves de Mendonça passa por reforma após 40 anos

Colégio Astério Alves de Mendonça passa por reforma após 40 anos

Um dos anseios mais antigos dos alunos, responsáveis, professores e funcionários do Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça acaba de ser atendido pela gestão atual. Após 40 anos de existência, a reforma na unidade, que foi iniciada no ano passado, segue em ritmo avançado para melhoria do cotidiano escolar, com previsão de entrega da parte interna no final do primeiro semestre.

A reestruturação começou em outubro de 2022 com a revisão, recuperação e troca de toda a rede elétrica, a qual estava comprometida e trazia riscos para os alunos e funcionários. Com a nova rede de distribuição de energia elétrica, as salas de aula e demais dependências serão refrigeradas com aparelhos de ar condicionado.

As obras de infraestrutura civil começaram no início do ano e prevê a reforma interna e externa da escola entre salas, banheiros, cozinha e refeitório, a construção de duas salas de Educação Infantil e a construção de um muro no entorno da quadra poliesportiva, evitando assim, o acesso de outras pessoas durante as aulas de Educação Física.

O engenheiro civil responsável pela obra, Jairo Ricelle, explica “nosso projeto é fazer a reforma geral nos três prédios com o rebaixamento do teto, granitina nos pisos, toda a pintura interna e externa, reparo no telhado e tirar os vazamentos, reparo em todo o gradeamento colégio e outros serviços”.

Para o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, e o secretário de Educação, Adalmir Cardoso, a reforma trará muitos benefícios para todos os alunos. “A ideia é que o C.M. Dr. Astério Alves de Mendonça continue sendo referência escolar no Município, não só com o trabalho de excelência dos profissionais da unidade, mas também, em sua infraestrutura”, enfatizaram.

A diretora Nazareth Pintas, trabalha há quarenta anos na unidade e conta que nunca viu uma reforma como a que está acontecendo no colégio. “Passei por diversas gestões, sempre vi manutenção paliativa como pintura. Essa grande obra sempre foi esperada e vai da hidráulica ao teto. A escola sempre foi uma escola modelo”, disse.

Leandro Azevedo, pai de aluno na escola, conta sobre a expectativa dos filhos de ver a obra da escola concluída. “Minha filha sempre pergunta como está o andamento da obra e está ansiosa para ver como vai ficar a escola”, relatou.

RETORNO DAS AULAS

As aulas retornam no dia 13 de março (segunda-feira), na Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho. As turmas se acomodarão entre as salas do segundo piso, no térreo e em 11 salas itinerantes com ar refrigerado, e banheiros de uso exclusivo para os alunos do C.M. Dr. Astério A. de Mendonça.

A reposição das aulas de fevereiro acontecerá em nove sábados ao longo do primeiro semestre. De acordo com a Portaria nº 002/2023, os dias de 27 de fevereiro a 10 de março serão considerados como antecipação do recesso de julho.

Por conta de imprevistos e atrasos na obra, o início do ano letivo e o calendário escolar da unidade sofreu algumas alterações como as descritas acima.

Texto: Natan Duarte
Fotos: Natan Duarte

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo