Médicos participam de capacitação sobre o “Diabetes na Atenção Básica”

Médicos participam de capacitação sobre o “Diabetes na Atenção Básica”

Os médicos que atuam nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de Rio Bonito participaram de uma capacitação sobre o “Diabetes na Atenção Básica”. O encontro, realizado nesta sexta-feira (6) no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, também abordou assuntos relacionados à necessidade de acolhimento da população dentro do programa, e sobre os encaminhamentos para a rede de especialidades, entre outros temas. Durante o evento também foi apresentada a nova Coordenadora Geral do NASF, Roberta Dermier.

A médica endocrinologista do ESF da Praça Cruzeiro, Raquel Machado de Brito, fez uma palestra sobre o “Diabetes na Atenção Básica”, doença que atinge 12,5 milhões de pessoas no Brasil. Ela ressaltou a importância de fazer uso de alguns cuidados, como o diagnóstico precoce, a mudança no estilo de vida e a disciplina, necessárias para que a doença não se manifeste descontroladamente.

“O diabetes é considerado uma doença invisível, pois os sintomas podem aparecer apenas em estágios mais avançados, como por exemplo, através de complicações, principalmente cardiovasculares. A primeira intervenção é a mudança no estilo de vida com a prática de exercícios e alimentação saudável. O tratamento varia de acordo com a gravidade e o tipo do diabetes”, explica a endocrinologista.

A médica endocrinologista Raquel Machado de Brito, fez uma palestra sobre o “Diabetes na Atenção Básica”.

Ela ressaltou que, como toda doença, o diabetes se não controlado, pode trazer diversas complicações. Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, no do tipo 2 está muito relacionado à obesidade.

“O não controle da doença pode acarretar em complicações cardiovasculares, neuropatia diabética (dores contínuas, formigamento e falta de sensibilidade nos membros inferiores), nefropatia  (exaustão renal e danificação dos néfrons) e retinopatia (edema na retina que pode levar a perda total ou parcial da visão). Outro problema grave que está associado à neuropatia é o pé diabético, onde através de problemas vasculares podem ocorrer lesões ulcerosas nos pés, sendo necessário, em alguns casos, a amputação do membro”, afirma a médica.

Segundo o Coordenador Médico do NASF, Leonardo Jorge Lage, a Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco.

“Esse encontro foi muito bom, pois conseguimos abordar vários assuntos relacionados ao dia a dia do atendimento médico nos ESFs, além de aprender um pouco mais sobre o diabetes.  Esse trabalho é muito importante, pois nos qualifica para melhorar ainda mais o atendimento à população”, garante Dr. Leonardo.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo