A prefeitura de Rio Bonito, por meio da secretaria de Educação, aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei Federal nº 14.640/2023. Com a adesão, o município vai ampliar a oferta de turmas em tempo integral na educação básica em seis unidades escolares no ano que vem. Esse programa tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
As escolas municipais convertidas em tempo integral serão Luís José de Moraes (Chavão), Munir Abdalla Helayel (Prainha), Fazenda das Cachoeiras (Braçanã), Castelo Branco (Jacundá), Joaquim Antônio de Miranda (Mata) e Professor Santos Loureiro (Lavras). Terão prioridade à matrícula nessa modalidade, os estudantes já matriculados nas referidas escolas, estudantes da rede municipal e com registro no cadastro único, com disponibilidade para frequentar a escola de tempo integral.
Reforço Escolar – Segundo o prefeito Leandro Peixe, essa modalidade de ensino vai beneficiar diretamente aqueles que não têm com quem deixar os filhos ou buscam oferecer atividades complementares supervisionadas, como esportes, reforço escolar e aula de música. O programa considera, além do tempo e de sua ampliação, o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diferentes saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outras estratégias para melhorar as condições de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
“É muito importante para a formação integra dos estudantes estarem mais tempo na escola, contemplando, além da aprendizagem dos componentes curriculares, o acesso e desenvolvimento na área da ciência, das tecnologias, das artes, da cultura, do esporte e lazer”, explica o prefeito Leandro Peixe.O programa abraça diversas estratégias de assistência técnica, com o intuito de apoiar a implementação de um projeto-político-pedagógico que garanta o direito das crianças e jovens a uma formação integral de alta qualidade.
“Essa conquista é o resultado da dedicação constante dos profissionais da educação e do investimento contínuo na formação e no bem-estar dos estudantes, afirma o secretário de Educação, Adalmir Cardoso.
Texto: Denilson Santos