Saúde coloca o “bloco na rua” e faz campanha contra DSTs durante o Carnaval

A Prefeitura de Rio Bonito já colocou o “bloco na rua”. A secretaria de Saúde iniciou nessa semana uma campanha de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no Carnaval. As ações educativas vêm sendo realizadas nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Rio Vermelho, Bela Vista, Viçosa, e na BR-101, em Boa Esperança, com apoio dos policiais do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), além de empresas,  entre outros locais. O objetivo é orientar a população sobre a necessidade do uso da camisinha e também estimular a realização do teste rápido de HIV.

Durante essa semana, os profissionais da saúde estão percorrendo vários bairros do município, distribuindo folhetos com material educativo para a população se prevenir contra as DSTs durante o carnaval. Também estão acontecendo palestras e outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) junto às comunidades. A campanha tem como público-alvo os jovens e adultos, na faixa etária entre 15 a 50 anos, sexualmente ativos, para estimular o uso da camisinha e outras medidas preventivas

Plantão – Uma tenda da secretaria de Saúde será montada na Praça da Bandeira, local dos desfiles dos blocos, com enfermeiros e técnicos de enfermagem que ficarão de plantão durante o carnaval para auxiliar as ações da equipe do SAMU. Qualquer pessoa que queira fazer esses testes deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, onde receberá orientações antes e depois dos testes. Após isso, haverá entrega de resultado sigilosamente e, se necessário, encaminhamento para tratamento. Os resultados dos testes saem em aproximadamente 40 minutos.

Blocos pedem passagem – A Abertura Oficial do Carnaval acontece nesta sexta-feira (1), as 17h30 com o tradicional desfile do bloco Desbloqueia, formado por usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), moradores das residências terapêuticas e profissionais da área de saúde. A partir das 21h30 desfilam pelas ruas da cidade os blocos Barriga Verde, Monteiro Lobato, Cresuc e Elas Querem. Logo em seguida, Nego Lindo e a bateria nota 10 da Beija Flor de Nilópolis, com suas mulatas e passistas encerram a noite com um grande show.