Ronda Escolar leva segurança a estudantes e professores

A Guarda Civil Municipal intensificou o trabalho de “Ronda Escolar” e de organização do transito com a volta às aulas. O serviço, que é feito diariamente pelos guardas municipais, utiliza carros e motos nos deslocamentos, e abrange escolas localizadas nos bairros do Centro e da Zona Rural. O objetivo do programa é coibir assaltos e a venda de drogas ao redor dos colégios, evitar possíveis depredações do patrimônio público, além de garantir mais segurança para professores e alunos. O planejamento do trabalho é feito em conjunto com os diretores das unidades de ensino, que apontam os principais problemas enfrentados por cada escola. A partir daí, é elaborado um planejamento com as ações que são feitas durante a Ronda Escolar.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Rogério Góes, se reuniu com os coordenadores da Ronda Escolar de do Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN) para organizar as ações das equipes nas visitas às escolas e em relação ao aumento do fluxo de veículos nesses locais. Além disso, definiu o cronograma das rondas que acontecem nas áreas urbanas e rurais. Ao todo, 20 unidades escolares passam a ser contempladas com a ação, sendo 15 do interior, contando com o suporte de dois guardas e duas motocicletas, além de cinco escolas do Centro da cidade, onde o fluxo é ainda maior nos horários de entrada e saída dos alunos.

As equipes se revezam em horários diurnos nas escolas e demais órgãos públicos, e continuam com as rondas preventivas que acontecem durante a noite, com apoio dos policiais que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). A ronda escolar previne a violência e garante a segurança para estudantes, professores e pais, tanto nos estabelecimentos de ensino como nos arredores.

“A Ronda Escolar previne a violência, dando tranqüilidade aos profissionais da área de educação, pais e alunos na certeza de um monitoramento constante da guarda municipal. Funciona nos períodos que compreendem as entradas e saídas das aulas”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública, Rogério Góes.

Texto: Denilson Santos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

24°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura