Rio Bonito segue com campanha de vacina contra o Covid-19 e inicia Dose de Reforço

O município de Rio Bonito ultrapassou a marca de 90% da população adulta com o esquema vacinal completo da primeira dose e mais de 55% (de acordo com a atualização do último vacinômetro) dos moradores vacinados com a segunda dose contra a Covid-19. Além disso, está avançando na aplicação da terceira dose (dose de reforço) da vacina em idosos.

A Secretaria de Saúde aguarda informações da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SECOVID), do Ministério da Saúde, sobre a implantação da Segunda Dose (D2) para quem recebeu o imunizante da vacina Janssen, que até o momento segue o esquema de Dose Única (DU) até que as recomendações técnicas sejam oficializadas.

O estado do Rio de Janeiro passou a recomendar o intervalo mínimo de 21 dias para a D2 da vacina Pfizer na população acima de 18 anos, visando otimizar a totalidade dos esquemas que já iniciaram.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (CGPNI/MS) recomenda que idosos, trabalhadores de saúde e população acima de 18 anos, que fizeram a D2 da vacina contra o coronavírus há 5 meses ou mais, devem tomar a Dose de Reforço. Aqueles que já estiverem dentro dos critérios indicados devem compareçam à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência a partir desta sexta-feira (19) para receber a vacinação.

É importante destacar que a apresentação do CPF, comprovante de vacinação da D1 e D2 são obrigatórias para receber a imunização.

Texto: Silas Madeira