Rio Bonito recebe o Projeto Caravana Carequinha

No picadeiro, palhaços, malabaristas e equilibristas vão divertir a plateia, formada por convidados e estudantes da rede pública de ensino.

O Projeto Caravana Carequinha, que contempla uma produção de forma híbrida, que resultará em ações culturais por meio digital e presencial, chega a Rio Bonito. O nome do Projeto é uma forma de homenagem a um dos palhaços mais conhecidos do Brasil, o Palhaço Carequinha, um artista que tem uma trajetória expressiva para a cultura popular brasileira. Os gritos de “Luz! Câmera! Ação!” só vão acontecer a partir do dia 14 de abril, mas, até lá, o Projeto Caravana Carequinha prepara a área onde as dez Companhias Circenses selecionadas irão apresentar seus espetáculos, que serão gravados e exibidos em fins de semana de maio e junho. O trabalho de montagem da lona já foi iniciado, em uma área de cerca de 500 metros quadrados, no bairro Mangueirinha, em frente ao CIEP Márcio Duílio, em Rio Bonito, cidade onde nasceu o Palhaço Carequinha.

Na abertura dos trabalhos, na quinta-feira (14), será realizado, a partir das 9h, um espetáculo para convidados e representantes das Secretarias de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, do Município de Rio Bonito e da Prefeitura local, além de estudantes da rede pública de ensino da cidade. A apresentação será do Palhaço Cherem e a programação prevê shows de Thiago Campello (equilibrista), Pão de Ló (palhaço), Ariane Campello (malabares) e Vânia Campbell (pratos). No encerramento, eles se apresentarão simultaneamente no picadeiro.

Cortejos – O site do Projeto Caravana Carequinha (https://www.caravanacarequinha.com) oferece ao público em geral uma experiência interativa e informativa sobre o mundo do circo. Além da apresentação geral do Projeto, nele estão disponibilizadas informações sobre todas as Companhias Circenses selecionadas. Após a gravação e edição dos espetáculos, o material será disponibilizado neste site, com lançamento simultâneo à realização dos cortejos circenses.

Estes cortejos acontecerão nos fins de semana, entre os dias 28 de maio e 26 de junho, em uma espécie de performance ambulante, em um caminhão trio, com cada uma das companhias selecionadas, em seus municípios de origem (Angra dos Reis, Cantagalo, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis, Resende, Rio Bonito e São Gonçalo).

Os cortejos pretendem promover os espetáculos circenses virtuais, atraindo o público local a assistir à programação disponível no site do Projeto e será realizado em sincronia com a publicação do conteúdo virtual.

O Projeto Caravana Carequinha, que leva este nome como homenagem a um dos palhaços mais conhecido do Brasil, com uma trajetória expressiva para a cultura popular brasileira, é uma iniciativa da Tapume Produções Artísticas, que tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte do Estado (Lei no 8.266/2018) e patrocínio da Enel Distribuição Rio.

Quaisquer dúvidas ou informações sobre o Projeto, visite o site https://www.caravanacarequinha.com ou entre em contato através do e-mail [email protected] e do telefone (21) 2532-3066.

Os espetáculos circenses serão apresentados e gravados de acordo com a seguinte agenda:

Dia 14 – Cia Artística Sol sem Dó, de Duque de Caxias;

Dia 15 – American Circus, de Cantagalo;

Dia 16 – Quintal do Circo, de Angra dos Reis;

Dia 17 – O Gran Circo Teatro Popular, de Petrópolis;

Dia 18 – Patrick, o Mágico, de São Gonçalo;

Dia 19 – Circo Viva, de Nova Friburgo;

Dia 20 – Itália Robattini Circos, de Resende;

Dia 21 – Circo Real Madri, de Rio Bonito;

Dia 22 – Adorável Companhia, de Guapimirim;

Dia 23 – Cia. Chirulico, de Conceição de Macabu

Informações para a Imprensa:

Borogodó Comunicação

Hélio Araújo