Rio Bonito lança Programa Saúde na Escola com realização de palestras e ação global

Professores e representantes das escolas municipais participaram do lançamento do Programa Saúde na Escola, realizado em parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde. Durante o evento, realizado nesta terça-feira (12), no Centro Administrativo da prefeitura, foi apresentado o programa que vai levar serviços de saúde e informações, através de ações globais e palestras, para as escolas de diversas comunidades, no decorrer deste ano.

O primeiro evento acontece no dia 19 de março, no Colégio Municipal Kingston Motta, em Boa Esperança, com palestras com foco na promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, direcionado aos alunos do 5° ano. Mas outros assuntos, como saúde auditiva, saúde bucal, práticas de atividades físicas, direito sexual e reprodutivo, prevenção de DST e Aids, além de promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos, entre outros, serão debatidos durantes os encontros nas escolas.

Durante a ação, que vai contar com a presença dos pais dos alunos e moradores locais, a secretaria de Saúde vai disponibilizar vários serviços, como preventivo, atendimento oftalmológico (com avaliação encaminhamento da criança para outros tratamentos), suporte para solicitação de exames, atendimento médico, recreação e aplicação de flúor.

Além disso, serão realizadas palestras sobre violência contra a mulher, alimentação saudável, e obesidade, entre outras, com a participação de nutricionistas, psicólogas e fonoaudiólogas. A primeira ação global do programa Saúde na Escola acontece no dia 26 de março, das 9 às 16 horas, no Colégio Municipal Duque de Caxias, no Rio Seco.

Fotos: Galileu